Motivação

Oktoberfest: confira dicas para aproveitar a festa no Brasil

Por Redação Doutíssima 23/09/2015

Atualmente, o Brasil possui a segunda maior Oktoberfest do mundo. Essa festa, que teve origem na Alemanha, reúne milhares de pessoas todos os anos em diversos países.

 

Origem de uma tradição

A Oktoberfest surgiu em 1810 em Munique, quando o Rei Luis l, mais tarde Rei da Baviera, organizou uma corrida de cavalos para comemorar seu casamento com a Princesa Tereza da Saxônia. A festa teve um sucesso tão grande que se tornou anual e com a presença do povo.

oktoberfest

Evento que une folclore, música e comidas típicas celebra a cultura germânica no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Conforme o tempo foi passando, a festa foi tomando dimensões cada vez maiores. Em 1840, chegou o primeiro trem transportando visitantes para o evento. O que poucas pessoas sabem é que a cerveja era proibida desde os primeiros anos. Apenas em 1918 ela começou a ser servida.

Devido às guerras e à epidemia de cólera, o evento já deixou de ser realizado 25 vezes, mas de 1945 até hoje ele é realizado ininterruptamente.

Nos dias atuais, a festa de Munique é a maior do mundo e recebe um público de 10 milhões de pessoas todos os anos. Chegam a ser consumidos cerca de 7 milhões de litros de cerveja a cada evento. A comemoração na Alemanha começa no meio de setembro e dura duas semanas, normalmente acabando no primeiro domingo de outubro.

 

O Brasil começou a realizar a festa em 1984, em Itapiranga, Santa Catarina. Atualmente, a Oktoberfest acontece em diferentes EstadosAs cidades principais que celebram a festa foram colonizadas por alemães. A intenção de trazer o evento para as terras brasileiras foi celebrar a cultura germânica no País.

Onde curtir a Oktoberfest

1. Blumenau (SC)

 

A Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina é a segunda maior do mundo. Ela só perde o primeiro lugar para a original de Munique. A festa acontece de 7 a 25 de outubro.

Sua primeira edição, em 1984, reuniu 102 mil pessoas em apenas 10 dias de festa. Na época, esse número representava metade da população da cidade. Segundo a organização do evento, o consumo de cerveja foi de quase um litro por pessoa.

As principais atrações da festa de Blumenau são o Concurso de Chope em Metro e os desfiles na Rua XV de Novembro. O ideal para aproveitar a comemoração é escolher um traje típico e ir preparado para danças músicas tradicionais e se divertir.

O festival não é apenas cerveja, ele une folclore, música, dança, comidas típicas alemãs e muita tradição.

 

2. Santa Cruz do Sul (RS)

A cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, possui a terceira maior Oktoberfest do mundo. Sua primeira edição foi em 1984 e só não aconteceu a comemoração em 1993.

A festa ocorre do dia sete a 18 de outubro. As principais atrações em 2015 são Lulu Santos e Henrique & Juliano.

3. Igrejinha (RS)

A Oktoberfest de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, surgiu em 1988. Era uma forma de homenagear seus antepassados com muita tradição e festividade. É considerada uma dos maiores eventos populares do estado, segundo a organização.

Ela acontece do dia 16 a 25 de outubro. Tem presença todos os anos de bandas típicas alemãs e também de sucessos do Brasil. Este ano, as principais atrações são Gusttavo Lima e Marcos e Belutti.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!