Receitas

Shake de batata-doce ajuda a emagrecer: saiba como preparar

Por Redação Doutíssima 23/09/2015

A batata-doce, em 2014, era uma unanimidade entre as pessoas que estavam buscando perder peso através de uma dieta mais saudável. Agora, os holofotes estão novamente sobre o alimento, mas dessa vez é o shake de batata-doce que chama atenção e passa a fazer parte da dieta alimentar.

O shake de batata-doce faz parte da rotina de celebridades como Lucas Lucco, já que fornece energia para o treinamento na academia Devido ao seu índice glicêmico baixo, o alimento auxilia na queima de gordura e ganho de massa muscular.

shake de batata-doce

Batata-doce pode ser usada no preparo de shake para ser consumido antes do exercício. Foto: iStock, Getty Imagens

Mas por que o índice glicêmico baixo da batata-doce está relacionado à energia do treino? A batata-doce libera glicose lentamente para o sangue, sem estimular muito a produção de insulina, e é assim que esse alimento fornece mais energia para o organismo.

Receita do shake de batata-doce

Ingredientes:

– 1 batata-doce

– 2 medidas de suplemento à base de soro do leite (Whey Protein)

– Adoçante a gosto

– Gelo a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a batata-doce com casca e depois bata no liquidificador todos os ingredientes.

 

shake de batata-doce infográfico doutíssima 

Benefícios da batata-doce

De acordo com nutricionistas, esse alimento é mais nutritivo que a batata comum e ajuda a prolongar a sensação de saciedade devido ao pouco estimulo de produção de insulina, hormônio responsável pelo aumento da fome.

Essa redução de apetite se deve ao seu alto teor de fibras. O sistema imunológico é beneficiado de diversas formas na ingestão desse alimento, já que a batata-doce é rica em vitamina A. Entre os problemas de saúde que a falta dessa vitamina pode causar, está a cegueira noturna.

Devido ao seu alto teor de vitamina A, a batata-doce ajuda também na prevenção contra câncer, já que protege a pele da ação dos radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce e também a alguns tipos de tumores.

Rica em vitamina C, a batata-doce também previne contra anemias, cãibras, regula a pressão arterial e auxilia na formação da proteína que dá sustentação à pele, o colágeno.

O recomendado que é atletas consumam esse alimento cozido ou como shake até duas horas antes da prática da atividade física. Quem faz exercícios físicos regularmente precisa estar com os ossos saudáveis, e o cálcio presente no alimento ajuda na manutenção óssea, coagulação sanguínea e relaxamento muscular.

 

Não são apenas os atletas que devem estar atentos ao consumo de cálcio ao longo da vida, se esse mineral não for ingerido na quantidade certa, pode acarretar doenças como osteoporose, doença essa que causa fragilidade aos ossos e por fim, pode levar a fraturas.

Existem quatro tipos de batata-doce que você pode encontrar no Brasil. São eles:

 

– Batata-branca: polpa mais adocicada

– Batata-amarela: polpa seca, mas também de sabor adocicado

– Batata-roxa: usada para fazer doce

– Batata-doce avermelhada: casca parda e polpa avermelhada

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!