Receitas

Aprenda receitas saudáveis de comida árabe para incluir na dieta

Por Redação Doutíssima 28/02/2015

Todos os dias, a gente descobre uma nova dieta da moda. Tem a dieta da proteína, do suco, da sopa etc. Uma ótima aliada na busca da vida saudável pode ser a comida árabe. Por lá, as saladas, as carnes e os temperos dão o tom desta culinária que ganha cada vez mais fãs.

comida arabe

Pratos da culinária árabe levam toques picantes, grãos e muito azeite de oliva. Foto: iStock, Getty Images

No Brasil já é possível encontrar vários restaurantes especializados em pratos da cultura árabe. Muitos servem as iguarias mais tradicionais que contêm toques picantes, frutas, como a romã, nozes, muito azeite de oliva e carnes diversas, como quibe cru, tabule, Kafka, beirute, esfirras e muito mais.

Especialistas afirmam que a dieta mediterrânea, rica em grãos, oleaginosas, frutas e vegetais pode contribuir para a queda de doenças do coração, AVC e, ainda, perda de memória.

Estudos indicam que pessoas que seguem receitas inspiradas na mediterrânea possuem menos problemas de saúde, por isso mesmo, a comida árabe acabou se popularizando entre as pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Os nutricionistas explicam que não existe fórmula mágica para manter o corpo em forma. A melhor saída ainda é regular a alimentação, comendo sempre alimentos saudáveis e com baixas calorias, e praticar exercícios físicos.

Ingredientes da comida árabe

Conheça alguns dos principais ingredientes usados na culinária árabe:

1. Carnes

Frango e carneiro são as carnes mais consumidas, apesar de a carne vermelha também ter o seu lugar. Nos países árabes, a carne de camelo também é muito popular. A carne de porco é proibida.

 

2. Laticínios

Iogurtes e queijos, principalmente o branco, são fundamentais na comida árabe. O creme de leite e a manteiga também são muito usados nos alimentos.

 

3. Ervas

A comida árabe não economiza nas ervas e especiarias. Menta e tomilho são os mais populares, além do açafrão, canela e cominho.

 

4. Bebidas

O café é a bebida mais consumida, mas o chá também tem seu lugar na mesa dos árabes.

 

5. Grãos

O arroz é um dos alimentos mais básicos, mas o trigo tem um papel fundamental, já que o pão é muito consumido nesta culinária.

 

6. Legumes

Lentilhas são muito consumidas, assim como o grão-de-bico.

 

7. Frutas e vegetais

Pepino, berinjela e quiabo são muito usados. As azeitonas são fundamentais para a comida árabe, junto com figos, tâmaras e romãs.

 

8. Molhos

Os mais consumidos são feitos com suco de limão, salsa, alho e pasta de gergelim. O labneh é temperado com hortelã, cebola e alho.

 

Receita de comida árabe

Separamos a receita de um prato tradicional e muito saboroso da cultura árabe: o quibe cru. Confira.

Ingredientes:

1 kg de patinho moído

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de manjericão

1 maço de hortelã fresca

1 cebola média

2 limões

3 xícaras (chá) de trigo moído

1 colher (sopa) de azeite de oliva

 

Modo de Preparo:

Tempere a carne com sal, pimenta, manjericão, hortelã, cebola picada, suco de limão e passe novamente na máquina de moer.

Deixe o trigo de molho na água durante 20 minutos. Esprema com a mão e misture à carne. Amasse tudo numa tigela com o azeite de oliva.

Para servir, enfeite com folhas de hortelã, algumas rodelas de cebola e cebolinha verde picada. A receita rende quatro porções.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!