Já pensou em experimentar um muffin de banana com canela no seu lanche entre uma refeição e outra? Esse doce feito sob medida para caber na mão tem conquistado espaço na vitrine de padarias, docerias, cafés e também na mesa de muitos brasileiros.

Esse bolinho tem sua origem incerta. Estados Unidos e Inglaterra disputam a nacionalidade desse apetitoso doce. O que se sabe mesmo é que ele conquistou o mundo todo.

muffin de banana istock getty images doutíssima
Muffin de banana com canela é opção prática e deliciosa para o lanche. Foto: iStock, Getty Images

Há quem confunda muffins com cupcakes, outros afirmam que a única diferença entre eles é que um tem cobertura e outro não. Mas eles não são sinônimos. As diferenças vão muito além de ter ou não cobertura.

O muffin apresenta massa mais densa, pesadas gotas de chocolate, não leva cobertura e tem menos açúcar que o doce americano, o cupcake. As duas receitas tanto de cupcake quanto de muffin apresentam ingredientes que fazem parte da confecção da maioria dos bolos, como farinha de trigo, leite e ovos.

Por que banana e canela?

Você deve estar se perguntando o motivo de apostar na banana com canela para a receita de seu muffin. A canela, além de deixar o bolinho com sabor todo especial, traz benefícios para o organismo.

 

De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual Ball, Estados Unidos, acrescentar uma colher dessa especiaria ao seu café de manhã diminui o açúcar no sangue e com isso, ajuda a reduzir os riscos de desenvolver diabetes.

 

Além disso, pesquisas das Universidades Twickenham, Cambridge e Berkeley mostraram que a banana apresenta inúmeras vantagens para a saúde. Confira:

Contra anemia

 

A banana age contra a anemia combatendo e prevenindo, pois é fonte de ferro.

Hipertensão arterial

 

Teor elevado de potássio que auxilia na redução de riscos de infarto, como o controle da hipertensão arterial. 

Combate o estresse

 

Um estudo de Psicologia de Salzbourg, na Áustria, analisou 5 mil pacientes de hospitais obesos que trabalhavam sob pressão. O estresse leva ao consumo de chocolates e biscoitos. O potássio presente na banana ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, regulando o equilíbrio do nosso corpo.

Evita o AVC

 

Em 2013, um estudo divulgado pelo Daily Mail mostrou que diminuir o consumo de sal e comer mais banana reduz o riscos de acidente vascular cerebral. Ainda de acordo com a pesquisa, pessoas que apresentaram alto teor de potássio têm 24% menos chances de sofrer um AVC.

 

Receita de muffin de banana com canela

Agora que você já sabe os benefícios dos principais ingredientes dessa receita, que tal aprender a prepará-la?

Ingredientes:

 

3 bananas maduras descascadas e amassadas

125 ml de óleo (canola, milho, girassol, soja)

1/2 xícara de leite

2 ovos

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de açúcar

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de fermento

1 colher (sopa) de canela

1 pitada de noz-moscada (opcional)

Modo de preparar:

 

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Em uma vasilha coloque ovos, leite e o óleo. Bata com um garfo ou um mixer manual de alumínio. Reserve. Em outra recipiente coloque a farinha de trigo, açúcar, bicarbonato de sódio, canela, noz-moscada e fermento. Misture bem e aos poucos acrescente os outros ingredientes que foram batidos (ovos, leite e óleo).

Quando a mistura estiver pastosa acrescente as bananas e misture. Não é necessário bater nesse caso. Distribua em formas pequenas e leve ao forno por 20 minutos. Use um palito ou um garfo para espetar os bolinhos e descobrir se realmente estão no ponto. Depois é só servir o seu muffin de banana com canela com um delicioso café.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


DEIXE UMA RESPOSTA