[the_ad_group id="16403"]
Clínica Geral

Anemia: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 25/02/2014

anemiaSegundo a OMS, (Organização Mundial de Saúde) a anemia é uma condição na qual o nível de hemoglobina no sangue está abaixo do ideal. Ela é causada pela deficiência de um ou mais dos seguintes nutrientes essenciais no organismo: ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. A anemia causada pela deficiência de ferro (chamada de Anemia Ferropriva) ocorre muito mais frequentemente do que os outros tipos de anemias – aproximadamente 90% das anemias são provocadas pela carência de ferro. O ferro, por sua vez, é vital para o funcionamento do corpo humano, tendo como principal papel a síntese das células vermelhas do sangue e o transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Entre as pessoas mais afetadas pela anemia encontram-se as crianças, gestantes, mulheres que amamentam, meninas adolescentes e mulheres em fase de reprodução. Porém, homens adolescentes, adultos ou idosos também estão sujeitos a sofrer este quadro.

 

Causas

 

A Anemia Ferropriva é causada, no caso de crianças e gestantes, quando as mesmas não ingerem quantidades suficientes de alimentos ricos em ferro. No caso de gestantes, a anemia pode ser igualmente gerada pelas baixas reservas de ferro pré-concepcionais, e pelo fato de que haja uma grande necessidade do nutriente na formação dos tecidos maternos e fetais.

 

Sintomas da Anemia

 

  • Muito cansaço
  • Fraqueza frequente
  • Muito sono
  • Dificuldade de praticar exercícios
  • Tontura
  • Sensação de desmaio
  • Palidez cutânea e das mucosas
  • Dificuldade de concentração
  • Lapsos da memória
  • Dor de cabeça frequente
  • Unhas fracas e quebradiças
  • Pele seca
  • Dor nas pernas
  • Inchaço nos tornozelos
  • Queda de cabelo
  • Falta de apetite

 

Tratamento da Anemia

 

Para fornecer ferro ao organismo, basta manter uma dieta rica em alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é ainda mais sintetizado pelo corpo do que o ferro de origem vegetal. Entre as maiores fontes de ferro animal estão as carnes vermelhas (especialmente fígado de qualquer animal e os miúdos), aves, peixes e mariscos crus.

anemiaOs alimentos de origem vegetal ricos em ferro são: folhas verde-escuras (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo. Hoje em dia encontra-se também, em supermercados, alguns alimentos enriquecidos com ferro (farinhas de trigo e milho, cereais matinais, e outros).

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, ajuda o corpo a absorver o ferro de origem vegetal, como o brócolis, beterraba, couve-flor, feijões, lentilhas e outros. Por isso, recomenda-se que um copo de suco de laranja seja ingerido junto com uma refeição contendo um legume rico em ferro. Por outro lado, algumas substâncias – como fosfatos, polifenóis, taninos e cálcio – podem dificultar o processo de absorção do ferro pelo organismo. Estas substâncias estão presentes no café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.

É importante ressaltar que o leite materno é um fator aliado contra a Anemia Ferropriva, pois ele é altamente rico em ferro. Estudos mostram que crianças que não se alimentaram com leite materno por tempo suficiente, que receberam uma alimentação prolongada com leite de vaca ou que sofreram uma alimentação complementar precoce apresentam muito mais chances de desenvolver a Anemia.

 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia
http://www.tuasaude.com/sintomas-de-anemia/
 
 

Saiba mais:

 

Anemia Hemolítica: sintomas, causas e tratamento

Anemia Perniciosa: sintomas, causas e tratamento

Saiba mais sobre os tipos de anemia

Alimentos que combatem a anemia

Aprenda sobre a importância do ferro na sua alimentação

Descubra os sintomas da falta de ferro na sua dieta

Veja a lista completa de alimentos que ajudam a absorver o ferro


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]