É quase uma lei, onde há comida mexicana, há guacamole. Esse prato clássico é feito com a combinação de apenas cinco ingredientes que resultam numa mistura viciante e que agrada a praticamente todos.
A fama ultrapassa fronteiras, tanto que em 16 de setembro é comemorado, nos Estados Unidos, o Dia Nacional do Guacamole. Não apenas muito saborosa, essa receita é amiga da dieta e da saúde.
Fatos históricos e nutricionais
Esse prato remonta aos astecas, que o chamavam de ahuaca-mulli, ou seja, molho ou mistura de abacate, muito semelhante ao que se conhece hoje. Os abacates são o principal ingrediente da receita e se popularizaram com os espanhóis.
A fruta é rica em nutrientes e, muitas vezes, é classificada como um superalimento. Uma receita de guacamole feita com quatro grandes abacates é capaz de produzir aproximadamente oito porções – cada uma com 150 calorias e dois gramas de proteína. Cerca de 77% das calorias são gordura, mas não qualquer gordura: a maioria é ácido oleico.
O ácido oleico tem sido associado à redução de inflamações, e também demonstrado efeitos benéficos sobre os genes ligados ao câncer, segundo um estudo do Evanston Northwestern Healthcare Research Institute.
Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association revela que um abacate por dia é capaz de reduzir o colesterol ruim e beneficiar sua saúde cardíaca.
Essa fruta ainda é uma boa fonte de vitaminas A, C, E e do complexo B, possuindo também fibra e potássio. Para se ter uma ideia, um único abacate tem 975mg de potássio e uma banana proporciona apenas a metade dessa quantidade – 487mg por frutos grandes.
Como preparar um guacamole
Para preparar a receita tradicional e ainda assim mantê-la saudável, é preciso escolher muito bem todos os ingredientes. Primeiro de tudo, o abacate deve estar no ponto certo – ou seja, deve estar macio ao toque, mas não muito passado. Caso eles já estejam bastante maduros, basta colocá-los em um saco fechado à temperatura ambiente e esperar um ou dois dias e pronto.
Além disso, procure optar por ingredientes frescos e combinar bem as quantidades, para que o sabor agradável do abacate não fique escondido. É melhor consumir a receita no dia da preparação, mas não há problema algum em armazená-la durante a noite. Para que ela mantenha a cor, coloque-a em um recipiente plástico hermético.
Para servir seu guacamole, existem várias opções. Torradas, batatas fritas ou pratos mexicanos como tacos ou burritos, todos são excelentes acompanhamentos. É possível também adicioná-lo como complemento a qualquer outro prato ou molho. Acredite, ele combina com tudo.
Receita de guacamole
Ingredientes:
– 4 abacates maduros
– 2 limões
– 2 tomates
– ½ cebola média
– 1 colher de sopa de mostarda Dijon
– Coentro ou salsinha
– Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a polpa dos abacates e o suco de dois limões para evitar o escurecimento. Esmague o abacate com um garfo. Corte os tomates e a cebola, e adicione à tigela. Depois, coloque coentro, mostarda, sal e pimenta a gosto. Pronto, agora é só servir.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!