Nutrição > Receitas

Comida de boteco em casa: aprenda 3 receitas leves

Por Redação Fortíssima 06/03/2016

Atire a primeira pedra quem nunca se deliciou com uma comida de boteco. Embora os petiscos servidos na rua sejam gordurosos, eles têm um sabor especial. Mas para quem não quer acabar com a dieta por conta de uma coxinha de frango ou porção de batata frita, o ideal é apostar em receitas mais saudáveis, que não deixam de ser deliciosas.

Vez ou outra, comer um petisco gorduroso não é necessariamente um problema. Mas em uma dieta mais rígida, o ideal é abrir mão de ir até o boteco – onde as tentações são mais visíveis – e convidar os amigos para uma reunião em casa. Assim, é fácil inovar nas receitas e usufruir de opções saudáveis, sem prejudicar o regime.

comida de boteco

Bruschetta é opção de petisco light. Foto: iStock, Getty Images

Receitas de petiscos lights

Se você quer aderir a um cardápio de petiscos mais leve, mas não tem a mínima ideia do que fazer, veja abaixo três sugestões de receitas:

Canapés de pastrami e cream cheese light

Ingredientes

10 fatias pão de forma light, sem casca

200 gramas de cream cheese light, com pedaços de geleia de abacaxi

Geleia de pimenta a gosto

20 fatias finas de pastrami

Modo de preparo

Faça pequenos rocamboles com o pastrami, recheando com cream cheese light. Distribua as fatias de pão em um prato, coloque o rocambole de pastrami recheado sobre as fatias e decore com geleia de pimenta. A receita rende dez porções, cada uma contém cerca de 178 calorias.

Bruschetta

Ingredientes

10 fatias de pão italiano integral

10 fatias de mussarela de búfala ou queijo de cabra

3 dentes de alho picados

4 tomates picados

Pimenta do reino e a sal a gosto

Uma folha de manjericão

Modo de preparo

Comece fazendo o molho de tomate fresco. Refogue no azeite os dentes de alho picadinhos, acrescente os tomates sem sementes e o manjericão. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Depois, corte as fatias de pão integral, espalhe o molho e cubra com a mussarela de búfala ou queijo de cabra.

Canapé de banana com geleia de pimenta

Ingredientes

15 torradas light

15 colheres  de chá de cream cheese light

15 colheres de café de geleia de pimenta

2 bananas cortadas em rodelas

Modo de preparo

Deixe a banana dourar em uma frigideira antiaderente untada com um pouco de azeite. Monte os canapés colocando sobre as torradas o cream cheese, depois a banana e, por fim, a geleia.

Cuidados com a comida de boteco

Se você não abre mão da comida de boteco, o importante é tomar cuidado com a quantidade de fritura nos alimentos. Bolinho de bacalhau, espetinho de frango e camarão à milanesa são aperitivos deliciosos, mas com alto valor calórico e quantidade de gorduras. Principalmente quando acompanhados da cerveja, que é rica em calorias.

Além disso, as comidas de boteco costumam ser ricas em sódio, o que pode fazer você se sentir inchada logo após o consumo. Por isso, a dica é optar por versões grelhadas das carnes e, se for consumir álcool, dar preferência à caipirinha de saquê. De todas as bebidas alcoólicas, ela é a menos calórica.

E aí, gostou das receitas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!