Quando você vai comprar um calçado infantil, existem alguns fatores para levar em consideração, já que há muitas opções no mercado. Assim, é preciso ficar atento aos riscos que os sapatos podem apresentar para as crianças, pois a estrutura óssea dos pés só está completamente formada aos 12 anos de idade nos meninos e aos 10 anos nas meninas.
Problemas do calçado infantil inadequado
Sapatos inadequados podem causar problemas que vão além de bolhas e calos. As meninas, normalmente, gostam de colocar o salto da mãe e desfilar pela casa, uma brincadeira saudável e válida.
Mas quando o uso do salto alto passa fazer parte da rotina dessa criança, ela pode desenvolver problemas de crescimento e no desenvolvimento da estrutura óssea, como o encurtamento dos músculos das pernas e dores nos pés.
Segundo especialistas, a parte mais afetada pelo uso frequente e precoce do salto alto é a coluna lombar e a parte frontal do pé. O uso do salto alto não permite que o peso seja distribuído nos pés e a coluna lombar da criança sofre com isso, pois é necessário ficar com a postura mais ereta, o que sobrecarrega a região e pode resultar em uma lordose.
Lordose é uma aumento anormal da curva lombar que pode ser consequência de longos períodos em pé.
Fique atento na hora de escolher
No momento da compra, é necessário levar em consideração muito mais que a estética do calçado infantil. O sapato deve ficar justo, bem encaixado no pé da criança, principalmente nas que têm menos idade, para que tenham firmeza ao caminhar e evitar as torções.
O salto do calçado infantil para as meninas não deve ultrapassar os dois centímetros e o calçado deve ser flexível e confortável, para que haja a movimentação dos pés sem causar nenhum problema de restrição de movimentos.
É importante que os pais fiquem atentos e optem por calçados macios, como mocassins, botas planas, sapatilhas e tênis. Sandálias e rasteirinhas também são opções válidas para os dias mais quentes, mas para as meninas mais novas é recomendado que elas tenham fivelas ou outro tipo de amarração, para que sejam presas e deem mais firmeza ao caminhar.
Especialistas recomendam que as meninas comecem a utilizar salto alto aos 13 anos, pois nessa idade a sua estrutura óssea evoluiu o suficiente e também elas já possuem maior controle sobre o seu equilíbrio.
Os calçados devem ter solado antiderrapante para evitar escorregões e também é importante que não apertem os dedos da criança, por isso a sobra entre os dedos e o calçado deve ser entre dois e três centímetros.
Modelos de calçados infantis
Confira os modelos de calçados que as crianças preferem, segundo o Sebrae.
1. Espadrille ou alpargata
Esse tipo de calçado pode ser feito de diversos materiais, como lona e jeans. O solado é emborrachado ou recoberto por cordas. Existem modelos com as mais diversas estampas que podem agradar tanto meninos quanto meninas.
2. Mocassins
São calçados unissex e são muito confortáveis. Podem ser usados em várias ocasiões que vão desde o formal até atividades do dia a dia.
3. Sandálias e rasteirinhas
Fazem parte do grupo seleto de sapatos mais queridos pelas meninas. Existem muitos modelos no mercado, mas é importante ficar atento ao tipo de solado. Escolha solados macios e confortáveis que se ajustam ao pé.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!