Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar bolhas nos pés

Por Redação Doutíssima 24/10/2014

Com o corre-corre normal de uma vida agitada, é comum que, vez em quando, sejamos “presenteados” com bolhas nos pés, especialmente se vestimos calçados muito apertados.

Elas geralmente atingem a planta dos pés e os calcanhares – nesse último caso, devido ao atrito com a parte de trás do tênis ou sapato. Para acabar com elas, há uma série de remédios caseiros muito simples de preparar. Confira.

bolhas-nos-pés

Remédios caseiros podem fazer a bolha no pé sumir mais rapidamente. Foto: iStock, Getty Images

Receitas caseiras para tratar bolhas nos pés

Escalda pé

Coloque água morna em uma bacia que caiba todo o . Ponha um punhado de sal grosso e deixe os pés mergulhados nessa solução por 20 minutos. Caso as bolhas nos pés já estejam abertas, a mistura pode causar ardência. Mas não se preocupe, a dor é suportável. Siga em frente e resista, pois a água com sal ajuda muito no processo de cicatrização dos ferimentos.

Casca de banana

Você pode utilizar cascas de banana para tratar as bolhas nos pés. Primeiro, limpe bem o local onde há bolhas. Corte um pedaço da casca de banana que seja suficiente para cobrir todo o local onde a bolha está. Ponha a casca sob a bolha e cubra, enfaixando com gaze. Deixe agir por cerca de meia hora, repetindo esse procedimento de 3 a 4 vezes por dia, até que as bolhas e feridas comecem a cicatrizar.

Cataplasma

Você poderá aliviar os incômodos e acabar com as bolhas com um cataplasma feito à base de agrião e azeite de oliva. Esta solução também vai acelerar o processo de cicatrização. Amasse bem as folhas de agrião e misture, logo em seguida, com o azeite de oliva. A mistura deve ter o aspecto de pasta, que deve ser aplicada sobre as bolhas por 10 minutos, repetindo com regularidade até que comece a melhorar.

Cuidados básicos para tratar as bolhas nos pés

– Procure não furar as bolhas, pois fazendo isso você abre uma porta para as bactérias, vírus e outros microrganismos que causam infecções. As bolhas podem, desse modo, evoluir para ferimentos mais graves. Tenha em mente que as bolhas nos pés, em poucos dias, secam e cicatrizam sozinhas

– Caso haja um rompimento acidental, tire o excesso de pele usando uma tesoura esterilizada. Mantenha a área sempre limpa, lave com sabão bactericida e aplique uma pomada (antibiótico) para evitar a entrada de germes e bactérias

– Se houver inflamação, a medida mais indicada é procurar ajuda médica.

Prevenção

As bolhas nos pés podem ser prevenidas com medidas bem simples. A principal é evitar o atrito de outros materiais com os pés. Evite usar sapatos apertados ou folgados demais. Se você já tiver bolha e precisar vestir um sapato, aplique vaselina líquida no local. Isso diminuirá o atrito.

As bolhas são problemas que podem atingir qualquer pessoa, mas sobretudo quem tem pele fina e sensível, como crianças e idosos.

A formação delas se dá por causa do atrito com o couro ou qualquer outro material do qual é feito o calçado. Mas as bolhas também podem estar relacionadas a queimaduras ocasionadas por temperaturas extremas (sejam elas quentes ou frias), alergias ou produtos químicos.