Motivação

É fã de aquário? Saiba como ter peixes ornamentais em casa

Por Redação Doutíssima 04/10/2015

Em 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A data surgiu com o falecimento de São Francisco de Assis, que tinha grande apreço pelos animais. Uma ótima forma de comemorar essa ocasião é escolher uma espécie de peixes ornamentais para ter em casa.

 

Pessoas que vivem em apartamentos ou não possuem muito tempo para cuidados, podem optar por um aquário. Mesmo que ter peixes ornamentais demande tempo, eles são mais fáceis do que outros animais.

peixes ornamentais

Com hábitos de cuidado, é possível criar peixinhos em um aquário dentro de casa. Foto: iStock, Getty Images

 

Como ter um aquário para peixes ornamentais

O primeiro passo quando se decide ter peixes é a escolha do aquário. Tudo depende do espaço que se tem. Eles possuem tamanhos e formatos diversos, que dependem da espécie escolhida e de quanto o dono quer gastar

A troca de água do aquário deve ser semanal. Lembre-se que nunca deve ser lavado e a água colocada deve ser potável. Existem empresas especializadas que podem ser contratadas para fazer a manutenção do local.

Uma alimentação errada pode influenciar na qualidade de vida dos peixes ornamentais e prejudicar a água. As rações encontradas em pet shops são a melhor opção para atender as necessidades do animal.

A quantidade de alimento colocado no aquário é levada em consideração observando quanto tempo os peixes a comem. Esse tempo não deve passar de cinco minutos, o ideal é que consumam todo o alimento em três minutos.

 

peixes ornamentais 

Peixes ornamentais mais famosos

1. Peixe Beta

peixes ornamentais

É indicado para viver em um aquário, mas precisa estar sempre sem companhia. Foto: iStock, Getty Images

O peixe Beta é um dos peixes ornamentais mais conhecidos. Ele deve ficar sempre sozinho dentro do aquário. Caso possua um companheiro, eles certamente irão lutar um contra o outro até que um deles tenha morrido. Esse peixe pode ser encontrado nas cores, azul, vermelha, verde e violeta.

Por ser um peixe resistente a pouca oxigenação da água, é o mais indicado para ter em aquário. Quando bem cuidados, vivem dois anos.

2. Peixe Disco

peixes ornamentais

Capaz de viver por mais de uma década, o peixe disco não gosta de ficar sem companhia. Foto: iStock, Getty Images

Este peixe exige muito cuidado em seu tratamento. Por ser frágil e sobreviver apenas em grupos, o recomendado é ter mais de um. Caso ele fique sozinho, irá se sentir solitário e é provável que pare de se alimentar, o que levará à morte.

A espécie se adequa melhor em aquários amplos e são bem calmos. Pode viver mais de 10 anos, mas isso depende principalmente da qualidade da água.

3. Peixe Dwarf Gourami

peixes ornamentais

Conhecida pela calma, a espécie Dwarf Gourami precisa de um companheiro do sexo oposto. Foto: iStock, Getty Images

A espécie é uma boa opção para aquaristas de primeira viagem. Por ser um peixe calmo, é recomendado que se compre um casal caso seja seu primeiro aquário.

Ele não deve ser o primeiro colocado dentro do aquário se for compartilhado com outras espécies. Deve ser colocado depois de haver outros lá dentro. Vivem até quatro anos.

4. Peixe dourado

peixes ornamentais

Conhecido peixe dourado necessita de um aquário amplo para poder viver com qualidade. Foto: iStock, Getty Images

O peixe dourado é uma espécie calma e com grande resistência, se bem cuidados vivem até 10 anos. Seu aquário deve ser amplo e jamais devem ser colocados nos redondos.

Não precisam necessariamente viver sozinhos, mas sobrevivem mais tempo se não estiverem acompanhados.

5. Peixe danios

peixes ornamentais

Ativos e rápidos, os peixes da espécie danios apreciam a convivência em grandes grupos. Foto: iStock, Getty Images

Esses peixes ornamentais são bem resistentes a mudanças de temperatura na água. Além disso, são ativos e rápidos. É possível que sejam criados em aquários médios, pois gostam de viver em grupos. O ideal é que se compre cerca de sete peixes. Se bem cuidados, vivem três anos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre peixes ornamentais? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!