Motivação

Ano bissexto: saiba como surgiu a inclusão de um dia a mais

Por Redação Fortíssima 02/01/2015

Em 2016 haverá mais um ano bissexto. Poucos sabem que a existência desse ano com 366 dias está relacionada à necessidade de adequar nosso calendário anual ao solar – levemente diferente.

Muitos ainda têm dúvidas sobre como as pessoas nascidas em 29 de fevereiro fazem para comemorar esse dia – e se há alguma vantagem nisso. Confira abaixo algumas respostas para suas dúvidas.

ano bissexto-doutissima-iStock

A cada quatro anos nosso calendário ganha um dia extra: o 29 de fevereiro. Foto: iStock, Getty Images

O que é um ano bissexto?

A cada quatro anos nosso calendário ganha um dia extra – mas você sabe o porquê disso? Para entender esse fenômeno, em primeiro lugar é preciso ter em mente que o ano solar não corresponde exatamente ao nosso ano tradicional – enquanto aquele tem 365,25 dias, esse possui apenas 365 dias.

É por isso que de quatro em quatro anos ganhamos um dia a mais – ou seja, para que nosso calendário se ajuste ao movimento de translação do planeta. Do contrário seria bastante provável que com o passar dos anos os fenômenos climáticos que estamos acostumados a viver em cada uma das estações fossem “movidos” para outras estações.

Os primeiros a perceber esse fenômeno foram os egípcios. E justamente porque eles contavam todos os anos com 365 dias, e começaram a perceber que a época de plantação e respectiva colheita começaram a se alterar – justamente por essa diferença entre a contagem tradicional do tempo e a duração do movimento de translação ao redor da terra.

No entanto, a designação de 29 de fevereiro como esse dia a mais é devida aos romanos. Sob o império de Júlio César a população tinha anos de 355 dias – com um mês extra de 22 dias a cada dois anos. Essa solução era considerada inadequada porque dias de festas começaram a cair em diferentes épocas do ano.

A partir daí o imperador Júlio César ordenou que seu astrônomo encontrasse uma solução alternativa – e a ideia foi justamente a inclusão de 29 de fevereiro no calendário a cada quatro anos. Mais tarde, esse calendário foi aperfeiçoado pelo Papa Gregório XIII.

Para saber com exatidão quando eles ocorrem, é preciso observar duas regras. Todos anos que sejam múltiplos de 400 são considerados bissextos – ou seja, 2000 e 2400. Além deles, todos os que sejam múltiplos de 4 e não sejam múltiplos de 100 – é o caso de 2016, que será o próximo ano bissexto. Os demais anos não são assim considerados.

Há vantagens para quem nasce em 29 de fevereiro?

Os nascidos em 29 de fevereiro, tecnicamente, comemoram aniversário a cada quatro anos – mas por óbvio isso não significa que se possa viver quatro anos a mais que a média geral. Como é comemorado esse dia na prática?

Em vários lugares do mundo isso vai do gosto de cada pessoa, enquanto em outros a própria lei já prevê a consequência. O Código Civil Chinês estipula que quem nasce em 29 de fevereiro comemora aniversário em 28 de fevereiro. Por outro lado, em Hong Kong a lei estabelece que o aniversário seja comemorado em 1º de março.

Há também algumas lendas e tradições relacionadas a esse ano – algumas muito antigas. Diz-se que na Escócia, por exemplo, antigamente em anos bissextos eram as mulheres que poderiam escolher com que homem desejavam se casar – ao contrário do que tradicionalmente ocorria.

Por outro lado, na Grécia acredita-se que casar em anos bissextos traz sorte. Fala-se que há estatísticas indicando que um em cada cinco casais na Grécia evitam fazer com que o matrimônio coincida com eles.

Supostamente existem também algumas vantagens de nascer em 29 de fevereiro. Há astrólogos que creem, por exemplo, que as pessoas nascidas nesses dias possuem talentos e personalidades especiais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!