Quando a grande data já está marcada, o próximo passo é começar a planejar os convites de casamento. Essa é a hora de mostrar aos convidados um pouquinho do que será o conceito da celebração e por isso é preciso caprichar. Existem muitas ideias que você pode adotar e alguns quesitos são indispensáveis.

 

Os custos para colocá-las em prática nem sempre são significativos. Comparado com o orçamento geral de um casamento, os gastos com convites são pouco relevantes.

Segundo um levantamento realizado pelo site especializado TheKnot.Com em 2013, os noivos norte-americanos gastaram em média US$ 443 com esse item – que correspondeu a aproximadamente 1,5% do gasto total com essa cerimônia, cuja média ficou em quase US$ 30 mil.

convites de casamentos istock getty images doutíssima
Antes de decidir sobre qual modelo escolher, pesquise sobre tipos de convites de casamento. Foto: iStock, Getty Images

 

Como inovar nos convites de casamento

É verdade que o impacto econômico desse item é quase irrisório se comparado ao restante dos gastos com a festa, mas ninguém gosta de errar. Os convites de casamento são a apresentação da cerimônia a seus convidados e por isso as pessoas se preocupam bastante, querendo que eles estejam impecáveis.

 

A maioria dos casais deseja inovar, tornando seus convites de casamento únicos e memoráveis. Acontece que para fazê-los com tranquilidade, antes de mais nada você precisa ter atenção a alguns detalhes tradicionais que são indispensáveis.

 

Uma das primeiras coisas é o save the date, que deve ir aproximadamente 6 ou 8 meses antes da cerimônia. Não é necessário fazer tudo no mesmo local, mas é uma forma bastante provável de economizar.

Em outras palavras, comece a planejar esse item cerca de 9 a 11 meses antes do casamento. Quanto aos convites propriamente ditos, entregue-os seis ou oito semanas antes da cerimônia.

 

Definir um orçamento também é essencial porque de nada adianta imaginar algo inovador e depois perceber que não há verba para colocar a ideia em execução. Considere nos gastos um profissional para endereçá-los caso sejam muitos convidados, e também adquira alguns convites extras para eventual emergência.

 

Tendências podem ajudar na escolha

Com essas questões em mente, agora é possível pensar no estilo. Você quer inovar nos convites de casamento e deixar seus convidados impressionados? Conheça detalhes e tendências a serem observadas.

 

1. Envelopes

convites de casamento istock getty images envelope doutíssima
Envelopes coloridos são excelentes complementos para o convite. Foto: iStock, Getty Images

A parte interna dos envelopes é a primeira coisa que os convidados irão observar ao abri-los, e não é à toa que vem ganhando popularidade adicionar algum elemento ali para uma boa primeira impressão.

Vale colocar qualquer coisa, desde que seja de bom gosto – data do casamento, detalhe pessoal, entre outros. Se o envelope é colorido esse é um excelente complemento.

 

2. Caligrafia

convites de casamento istock getty images doutíssima caligrafia
Muitos casais optam por profissionais especializados para escrever nos envelopes. Foto: iStock, Getty Images

Muitas pessoas pensam que a caligrafia de um convite de casamento não deve fugir do tradicional. Acontece que se a ideia é inovar, não há alternativa senão efetivamente correr dos padrões já conhecidos. Atualmente profissionais especializados estão criando outros tipos de escrita – por isso, vale consultar um deles e ver o que têm a oferecer.

 

3. Monograma

convites-de-casamento3-doutissima-istock-getty-images
Iniciais dos noivos podem estar em guardanapos personalizados e até no cardápio. Foto: iStock, Getty Images

Que tal um monograma com as iniciais dos nomes? Eles são bastante tradicionais na Europa e nos Estados Unidos, e aos poucos têm inspirado alguns casamentos brasileiros. Adotá-los é uma boa ideia não apenas para os convites, mas também para fazer guardanapos personalizados e até mesmo um eventual cardápio do dia da festa.

 

4. Forma

convites de casamento istock getty images doutíssima
Convites de casamento estão disponíveis em formas pouco usuais. Foto: iStock, Getty IMages

Muitas pessoas recorrem ao tradicional convite retangular, mas não precisa ser assim. O avanço da tecnologia a laser trouxe consigo uma tendência cada vez mais crescente de convites de casamento em formas pouco usuais. Pesquise uma loja especializada, veja o que eles têm a oferecer e inove também nesse quesito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


DEIXE UMA RESPOSTA