Sexualidade

Sexo juvenil: como lidar com as descobertas dessa fase

Por Redação Doutíssima 07/10/2015

Durante a adolescência muitas mudanças acontecem. Corpo, pensamentos, atitudes e hormônios podem trazer novos desejos, que muitas vezes resulta no sexo juvenil.

Não é raro que os jovens possuam diversas dúvidas sobre o assunto nessa idade, já que nem sempre conseguem se abrir com os pais e buscar orientações. Trata-se de um problema porque, ao não praticar sexo seguro, gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) acabam sendo um grande risco.

sexo juvenil doutíssima istock getty images casal beijando

Pesquisa de 2012 aponta que 28,7% dos estudantes não eram mais virgens no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

 

Desenvolvimento sexual na juventude

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), realizada em 2012 e feita com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em todo o Brasil, 28,7% dos estudantes indicam que já não eram mais virgens. Entre os meninos, 40% já tinham tido a primeira relação sexual, enquanto entre as meninas a proporção era menor, cerca de 18,3%.

 

O desenvolvimento sexual ocorre na puberdade, fase entre 8 a 12 anos de idade para meninas e de 10 a 14 anos para meninos. Nesse período novos hormônios costumam provocar mudanças físicas e psicológicas, e alguns anos mais tarde o adolescente pode começar a ter relacionamentos mais sérios e íntimos, incluindo sexuais.

 

Acontece que nem sempre eles estão preparados. Nem todos têm abertura para conversar sobre o assunto com os pais, tampouco sentem-se confortáveis para buscar ajuda profissional. É por isso que a sexualidade precoce desinformada é capaz de elevar riscos como gravidez indesejada ou DSTs.

 

Muitos mitos costumam se disseminar entre os jovens e contribuir para esses riscos. Prova disso é que, segundo dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde, apenas 61% dos adolescentes diz ter usado camisinha na primeira relação sexual.

 

Pais devem abordar o tema do sexo juvenil

Muitos pais de adolescentes ficam perplexos ao saber que os filhos já tiveram sua primeira experiência com o sexo ou estão pensando em ter. Proibir nem sempre é o melhor caminho, sendo que o mais recomendável é deixar esse canal de comunicação aberto para que o adolescente tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

Caso os pais não queriam ou não consigam resolver todas as questões, é importante orientar os filhos a buscar ajuda profissional para iniciar a vida sexual com segurança. Afinal, para ter sexo é preciso ter responsabilidade.

 

Se você quer conversar sobre sexo juvenil com seu filho, confira algumas das dúvidas mais comuns entre adolescentes e as informações necessárias para que eles possam ter uma relação segura.

 

1. Como saber que é a hora certa?

O sexo é muito íntimo, envolvendo aspectos físicos e emocionais. É importante esclarecer que fortes sentimentos nesse sentido nem sempre significam que você deve agir quanto a eles.

Muitas vezes os jovens sentem-se fisicamente preparados, mas não possuem a estabilidade emocional para isso e acabam se machucando. Explique que o sexo é parte de um relacionamento, e que outros fatores são importantes, como confiança, respeito mútuo e carinho.

 

2. Segurança no sexo

Fale com seu filho da necessidade de sexo seguro. É importante quebrar alguns mitos como usar camisinha somente na hora de gozar ou lavar a região íntima após o sexo como forma de diminuir chances de gravidez.

Explique que sexo seguro significa uso constante de preservativos, inclusive em sexo oral – esclareça, ainda, que eles devem ser retirados apenas após a relação e imediatamente descartados. Para as meninas, conte sobre outros métodos contraceptivos e leve-as no ginecologista, se entender necessário.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!