Qualidade de vida

Grosseria: saiba como evitar esse comportamento no dia a dia

Por Redação Doutíssima 10/10/2015

Quando as coisas não estão indo bem é comum falar algum tipo de grosseria até mesmo sem querer. Acontece que um estudo indica que esse comportamento é capaz de se espalhar como se fosse um vírus. Então, é preciso respirar fundo e sempre pensar bem antes de interagir com as outras pessoas.

 

Grosseria é um vírus

Você acha que uma grosseria não tem grandes consequências? Provavelmente você não sabe como isso pode afetar o ambiente de trabalho. Uma má atitude com um colega pode facilmente voltar-se contra você, segundo um estudo recente da Universidade da Flórida.

grosseria istock getty images doutíssima

Grosseria tem um efeito negativo poderoso e pode prejudicar desempenho no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com os pesquisadores, parte do problema está no fato de que geralmente somos tolerantes com esses comportamentos. Eles têm um efeito negativo poderoso no ambiente do trabalho, inclusive prejudicando seu desempenho.

 

A pesquisa foi publicada no Journal of Applied Psychology e analisou 90 alunos de cursos de pós-graduação, mostrando que aqueles que pensaram que um parceiro foi rude tinham mais propensão a replicar essa atitude grosseira com outro colega.

 

Como evitar uma atitude grosseira

Não é apenas a vida profissional que pode ser afetada com uma atitude grosseira. Ela muitas vezes se torna um hábito e acaba prejudicando a relação com todas as pessoas a seu redor. A solução? Mudar e controlar qualquer tipo de grosseria que saia da sua boca. Como fazer isso? Confira abaixo algumas dicas capazes de ajudar.

 

– Assuma o controle de seus pensamentos

 

Na maior parte dos casos uma atitude grosseira é desencadeada por um pensamento negativo. Pessoas com uma má atitude tendem a tê-la já em mente. Se os pensamentos negativos invadem a mente, tente substituí-los com bons pensamentos. Aos poucos, isso é capaz de dar origem a uma nova atitude, dessa vez positiva.

 

– Saiba o que provoca essa atitude

 

Uma atitude ruim pode ser resultado de várias circunstâncias que se acumulam na hora errada. Se você quiser se livrar disso de uma vez por todas saiba qual é o seu gatilho. É uma certa pessoa? Tente evitá-la. É uma determinada tarefa? Encontre outra para substituí-la. A melhor maneira de lidar com situações que afetam sua vida é cuidar da raiz do problema.

 

– Conte até três

 

Antes de falar algum tipo de grosseria, respire fundo, conte até três e pense em uma forma de abordar o assunto sem ser rude. Acredite, a pessoa que está ouvindo você não merece esse tipo de atitude. Vale a pena segurar seus instintos e tentar ter um bom comportamento.

 

– Tenha pequenos prazeres

 

Quando se está tendo um dia ruim é provável que isso tenha um efeito cascata e seja seguido de vários fatos negativos. Muitas vezes você acordou atrasado, a cafeteira quebrou, você chegou tarde para uma reunião no trabalho. Nesses casos, não é raro que a primeira pessoa a quem dirigir a palavra seja a válvula de escape para a frustração – mas essa não é a solução.

 

Quando isso acontecer, procure pequenos prazeres, como almoçar em seu restaurante preferido ou marcar uma massagem para o final do expediente. Assim, é possível focar nessas boas experiências e esquecer as ruins.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!