Bem-Estar > Motivação

Como acabar com a preguiça e o desânimo: aposte em 7 dicas

Por Redação Fortíssima 29/12/2015

Pouco ânimo para levantar da cama e começar as tarefas de mais um dia. Não raro, as pessoas são desafiadas a driblar a falta de vontade e seguir em frente. Pode até parecer difícil, mas algumas dicas simples de como acabar com a preguiça podem oferecer uma dose extra de motivação. 

Aproveitar um dia de preguiça pode até mesmo fazer bem para a saúde e ajudar a repor as energias, principalmente após um período atribulado de tarefas. Ela surge principalmente devido ao estresse e correria do dia a dia. É um sinal de que o corpo precisa descansar.

como-acabar-com-a-preguiça-iStock-Getty-Images-doutissima

Uma boa noite de sono ajuda a evitar o cansaço e a preguiça no dia seguinte. Foto: iStock Getty Images

Como acabar com a preguiça

Se você sofre desse pecado capital, adote algumas medidas diárias e aprenda como acabar com a preguiça. O resultado é mais a energia no cotidiano.

  1. Durma bem

A qualidade do sono afeta a energia que você tem para o cotidiano. Por isso, dormir bem por pelo menos oito horas por dia é essencial para relaxar a mente e o corpo. Se você tem um sono ruim, procure manter uma rotina fixa. Com certeza vai sobrar mais tempo para o merecido descanso.

  1. Faça exercícios

A prática de exercícios físicos regulares contribui para o aumento da disposição, sensação de bem-estar e ganho de energia. Além disso, é uma forma de aliviar o estresse e, consequentemente, a preguiça. Invista em atividades que você aprecia para ter ainda mais motivação.

  1. Tenha uma alimentação balanceada

A alimentação equilibrada é fundamental para o funcionamento do corpo. Há, inclusive, alimentos capazes de gerar mais energia. Se quiser dar um gás, vale ainda procurar um nutricionista e definir um objetivo específico.

  1. Comece com prazos curtos

O problema da preguiça é começar uma tarefa. Por isso, determine um período curto de tempo que será destinado inicialmente. Diga para você mesmo que fará uma ação por apenas cinco minutos. Quando esses minutos passarem, provavelmente você terá disposição para continuar.

  1. Divida a tarefa em partes

Antes de iniciar uma tarefa, pensar em tudo que deve ser feito pode causar muita preguiça. Ou seja, divida cada atividade em etapas, de acordo com sua disponibilidade. Para cada ação, defina o tempo necessário.

  1. Estipule metas

Definir metas para cumprir as atividades é uma forma de não deixar a preguiça levar você à procrastinação. Estabeleça objetivos realistas no dia a dia, com atividades que você será realmente capaz de realizar.

  1. Tenha hobbies

Desenvolva atividades que lhe fazem bem, como ler, assistir séries, jogar futebol ou sair com os amigos, por exemplo. Isso aumentará a sua vontade e, com isso, você também terá menos preguiça para desenvolver as outras tarefas menos agradáveis que fazem parte da rotina.

Avalie a sua preguiça

Entretanto, até que ponto a preguiça é normal ou sintoma de algum problema de saúde? A resposta está na influência que ela tem na rotina. A preguiça excessiva pode até ser normal após um período de grande cansaço ou estresse. Mas se você perceber que é afetado por ela constantemente e isso atrapalha as tarefas do dia dia, é hora de investigar.

Esse desânimo pode ser sinal de doenças como depressão e síndrome da fadiga crônica ou até mesmo falta de nutrientes no corpo. No caso da depressão, a preguiça é um dos principais sintomas, pois o problema causa diminuição da energia nas pessoas. Portanto, se perceber que os níveis de passividade estão grandes demais, o ideal é procurar um médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!