Motivação

Confira 6 dicas para acordar cedo e ter mais disposição

Por Redação Doutíssima 04/11/2015

Por alguma razão misteriosa não há dicas para acordar cedo que funcionem para todos. Esse é um dos hábitos mais difíceis de cultivar – e o que funciona e é eficaz para uma pessoa nem sempre é para outra. Porém, algumas estratégias podem ser adotadas para tentar modificar o relógio biológico e sentir os benefícios de adiantar algumas horas no despertador.

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Pesquisas têm mostrado que pessoas matutinas são mais felizes do que os notívagos. Foto: Shutterstock

 

Benefícios de pular mais cedo da cama

Você sabia que ao acordar mais cedo tem mais chances de ser bem-sucedido? Um estudo da Universidade de Texas concluiu que os alunos que acordam mais cedo têm melhores notas e asseguram melhores oportunidades de carreira.

 

Além disso, pesquisas têm mostrado que pessoas matutinas são realmente mais felizes do que os notívagos. Um levantamento da Universidade de Toronto analisou essa questão em dois grupos – um que tinha entre 17 e 38 anos, e o outro que tinha entre 59 e 79 anos. Em ambas as faixas etárias acordar mais cedo foi associado a maior felicidade.

 

Essa pesquisa mostrou ainda que os madrugadores são mais propensos a apresentar características como otimismo, satisfação e consciência. Embora os amantes da noite tenham sido associados a maior criatividade e inteligência, eles se mostraram mais tendentes a apresentar traços de depressão, pessimismo e comportamento neurótico.

 

Dicas para acordar cedo e com disposição

Não basta acordar cedo, é preciso ter disposição para encarar o dia. Se você acha que jamais vai conseguir fazê-lo, saiba que para criar esse hábito é necessária alguma preparação. Algumas dicas podem ajudar nessa missão:

 

1. Não faça mudanças drásticas

 

Comece devagar, acordando apenas 15 a 30 minutos mais cedo do que o habitual. Acostume-se com esse novo horário por alguns dias e aumente o tempo gradativamente até chegar ao estágio desejado.

 

2. Permita-se dormir mais cedo

 

Se você está acostumado a ficar acordado até tarde e não modificar esse hábito, as chances de sair da cama mais cedo são mínimas. Deite-se antes do horário que está acostumado e leia um livro caso ache que não conseguirá pegar no sono. Quando se está realmente cansado, é possível dormir mais cedo do que se imagina.

 

3. Coloque seu despertador longe de sua cama

 

Se ele ficar ao lado de sua cama as chances de desligá-lo ou colocá-lo no modo soneca são grandes. Deixando-o longe será necessário levantar para silenciá-lo. E aí você já está acordado. Basta continuar assim.

 

4. Saia do quarto logo que desligar o despertador

 

Não se permita cogitar uma volta para a cama. Vá logo para o banheiro, lave o rosto e se concentre em sua próxima atividade do dia.

 

5. Tenha uma boa razão

 

Defina algo para fazer no início da manhã. Essa razão é importante porque é um motivador. Tente fazer do acordar cedo uma recompensa. Que tal um belo café da manhã, ficar mais tempo com as crianças ou até mesmo praticar exercícios físicos?

 

6. Não desista

 

Formar novos hábitos muitas vezes é difícil. Nos primeiros dias talvez você sinta cansaço, mas isso passa com o tempo. O importante é não desistir e buscar sempre manter o mesmo horário para despertar. Você vai ver como o seu dia vai se tornar mais produtivo e isso será um impulso para continuar.

 

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