Maquiagem

Maquiagem de palhaço: técnica é usada para ter a pele perfeita

Por Redação Doutíssima 15/10/2015

A internet veio para facilitar a troca de dicas de beleza entre as mulheres. Não é à toa que aplicativos como o Instagram estão repletos de tutoriais para garantir o make e a pele dos sonhos. A vlogueira norte-americana Bella DeLune, por exemplo, sugere que um contorno facial digno de Kim Kardashian pode ser feito através de uma maquiagem de palhaço.

O make de contorno é caracterizado pelo jogo de luz e sombras. Através dele, diferentes tonalidades de base são utilizadas para destacar os pontos desejados do rosto e afunilar aqueles que não devem ficar em evidência. A vlogueira americana, no entanto, elevou a técnica a um outro patamar, misturando pelo menos cinco cores diferentes de base.

maquiagem-de-palhaço-instagram-reproducao-doutissima

Vlogueira sugere um contorno facial por meio de uma maquiagem de palhaço. Foto: Instagram, Reprodução

 

Como funciona a maquiagem de palhaço

A maquiagem circense utilizada por Bella DeLune não é tão fácil de ser reproduzida. Inclusive, quando a vlogueira postou seu primeiro tutorial, recebeu várias críticas. Alguns usuários questionaram se realmente era necessário tanto trabalho para que a mulher ficasse “bonita”. Ainda assim, o vídeo fez sucesso e somou mais de 84 mil visualizações.

Rebatendo os comentários negativos, Bella explicou que não utiliza o clown contour – nome dado por ela à técnica – diariamente e muito menos que sugere que suas seguidoras façam isso. Ela defende que a maquiagem deve ser divertida, uma forma de expressão, que não precisa ser levada tão a sério.

No tutorial de contorno com maquiagem de palhaço, a norte-americana parte do mesmo princípio da técnica tradicional: utilizar tons de base mais claros na região central do rosto e, nas laterais do nariz, das maçãs do rosto e da testa, investir nos escurecidos. Mas dentro dos “claros” e “escuros”, há ainda tonalidades de rosa, marrom e bege.

Para conquistar o contorno perfeito, a vlogueira utiliza um blender – espécie de esponja com a ponta afunilada – para mesclar bem as tonalidades claras com as escuras. O efeito final é uma maquiagem poderosa, com direito a um rosto com aparência mais fina e bem estruturada.

Fazer um bom make com contorno demanda prática. Para garantir a perfeição da técnica, é preciso saber misturar e dosar bem os diferentes tons. Caso contrário, o perigo é continuar com cara de palhaça, mesmo após a finalização do processo. Por isso, antes de investir na maquiagem para uma festa, pratique bastante em casa.

 

Quando contornar o rosto?

Considerando que o procedimento da maquiagem de palhaço demanda tempo e dedicação, a dica é investir nele apenas para uma ocasião especial, que clame por uma aparência mais elaborada. Não tente adequar ela em uma produção rápida, pois as chances de dar errado dobram.

Antes de se aventurar pelo clown contour, tente fazer o contorno mais básico, na linha Kim Kardashian. Invista na técnica de luz e sombra apenas com duas cores de pó ou base: uma na cor da sua pele e outra dois tons acima. Treine bastante até acertar na mistura e, então, você estará pronta para testar a maquiagem de palhaço.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!