Você nunca pegou em uma panela na mão e de repente se vê longe das casas dos pais, morando sozinho e não sabe sequer fritar um ovo. Como ninguém consegue sobreviver muito tempo só com macarrão instantâneo, é aprendendo a cozinhar que você vai levar uma vida mais saudável e saborosa.

aprendendo a cozinhar istock getty images doutíssima
Dicas básicas auxiliam para quem não domina a cozinha, mas quer aprender a se virar. Foto: iStock, Getty Images

 

Aprendendo a cozinhar: dicas básicas

Separamos algumas dicas para que você não faça feio na cozinha, mesmo que mal saiba ferver uma água.

1. Vá à feira

 

Descubra onde é a feira livre mais próxima da sua casa e conheça os ingredientes, pergunte. O preço é muito menor que nos supermercados e os alimentos são mais fresquinhos.

2. Não tenha medo

 

Veja vídeos na internet, compre livros de receita, mas não tenha medo de arriscar. Siga o passo a passo e cozinhe. Pode não dar certo no começo, mas com o tempo você pega a prática.

3. Respeite as medidas

 

Se você vai seguir uma receita, precisa respeitar as medidas. Está aprendendo a cozinhar e não sabe o que é uma colher de sopa ou uma xícara de chá? Compre medidores em lojas especializadas. Eles são baratos e vão ajudá-lo nesse começo.

Aprendendo a cozinhar: receitas básicas

Existem técnicas indispensáveis na cozinha que talvez você tenha vergonha de perguntar quando está aprendendo a cozinhar. Por isso, separamos alguns preparos simples que são um curinga na hora que bater a fome.

Arroz soltinho

aprendendo a cozinhar istock getty images doutíssima arroz branco
Um dos segredos para o arroz branco ficar soltinho é não exagerar na quantidade de água. Foto: iStock , Getty Images

O primeiro passo é lavar bem o arroz e deixá-lo escorrendo até que saia todo o excesso de água. Depois, coloque no óleo quente para fritar por cerca de cinco minutos e coloque sal a gosto. Para cada xícara de arroz, adicione duas de água. Depois não mexa mais, até a água secar. E está pronto.

Ovo frito

aprendendo a cozinha istock getty images doutíssima
Prefira frigideira antiaderente a utilize pouco óleo para evitar que grude na panela. Foto: iStock, Getty Images

Use uma colher para bater na casca devagar em vez de tentar quebrá-lo na mesa ou na panela. Utilize pouco óleo e, para evitar que grude na panela, a melhor opção é uma frigideira antiaderente. Ah, importante: não mexa o ovo na panela, porque isso vai destruí-lo.

Bife

aprendendo a cozinhar istock getty images doutíssima
Logo que for ao fogo, sele o bife, virando a carne dos dois lados, para deixá-lo mais suculento. Foto: iStock, Getty Images

Coloque pouco óleo e deixe bem quente antes de adicionar o bife na panela. Logo que for ao fogo, sele o bife, virando a carne dos dois lados. Isso ajuda a diminuir a quantidade de água que ele solta e, consequentemente, deixa a carne mais suculenta.

Macarrão

aprendendo a cozinhar istock getty images doutíssima
Siga o tempo de preparo da embalagem na hora de colocar o macarrão para cozinhar. Foto: iStock, Getty Images

Ferva uma panela com água e adicione uma pequena quantidade de óleo, sal e azeite. Depois, adicione o macarrão. Siga o tempo de preparo da embalagem e está pronto para adicionar o molho que você mais gosta.

Molho de tomate

aprendendo-a-cozinhar5-doutissima-istock-getty-images
Para fazer o molho, utilize azeite, alho, cebola, tomate, sal e pimenta do reino. Foto: iStock, Getty Images

Quer um molho bem simples para seu macarrão? Aqueça uma panela com azeite e doure um dente de alho picado. Adicione uma cebola picada e cozinhe até ficar transparente. Coloque tomates, sal e pimenta do reino.

 

Refogue por cinco minutos e adicione extrato de tomate. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Quando você estiver craque, pode adicionar uma carne, um frango ou um atum.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


DEIXE UMA RESPOSTA