Esporte

5 benefícios que a prática do surf pode trazer para sua saúde

Por Redação Doutíssima 14/09/2014

Com a chegada do verão, tudo o que a gente mais quer é curtir a praia e o mar para aliviar o calor. Mas que tal aproveitar para se refrescar e, ao mesmo tempo, praticar um ótimo exercício físico? Sim, isso é possível graças aos inúmeros benefícios para a saúde do surf.

 

Surf é esporte democrático

 

O surf é uma prática popular entre pessoas de todas as idades e habilidades. Ele promove a saúde e o bem-estar, incluindo a aptidão cardiovascular e o fortalecimento do abdômen, das costas, dos ombros e das pernas.

 

surf

Surf é opção de treinamento de força que emagrece e ainda atenua o estresse. Foto: Shutterstock

 

Lembre-se sempre que, para praticar essa atividade física, você deve estar ciente dos aspectos de segurança necessários. Veja em seguida mais sobre este esporte e entenda os seus principais benefícios para a saúde.

 

Confira 5 bons motivos para entrar na onda do surf

 

1. É um ótimo treinamento de força

 

Enquanto você pratica o surf, precisa fazer vários movimentos. Por exemplo, para remar usa os braços, o que pode fortalecer este grupo muscular, além das costas. Além disso, se você remar com braços e pernas, o fortalecimento pode ser mais completo, já que você usa o peso da água para isso.

 

Esse esporte eleva a frequência cardíaca do surfista, atuando de forma benéfica para os pulmões e o coração. Quando ele está em pé, na prancha, pode melhorar tonificação das penas e do abdômen, para manter assim o seu equilíbrio. Além disso, ser fisicamente ativo pode prolongar a sua vida e reduzir as chances de ter câncer de cólon e derrame.

 

2. Ajuda a perder peso

 

O surf também pode lhe ajudar a perder peso. Em média, uma pessoa pode perder de 200 a 400 calorias em uma hora praticando a modalidade. E, ao queimar calorias, você perde peso.

 

No entanto, a quantidade de peso que você pode perder irá variar com a regularidade que você pratica a atividade. Para quem vai passar férias na praia e não tem como ir academia, pode ser uma ótima opção de exercício físico da temporada mais quente do ano.

 

3. Alivia o estresse

 

De acordo com especialistas, o surf pode ajudar a pessoa mais ansiosa e estressada a relaxar. Enquanto navega, você tem de se concentrar somente nas ondas e na sua prancha e excluir todos os outros pensamentos sobre sua vida.

 

Isso pode ser um grande alívio da ansiedade e do estresse em sua vida. Depois de uma sessão no esporte, você voltar para casa com a mente renovada, que por sua vez faz você feliz e saudável.

 

4. Melhora o sono

 

Vários estudos mostram que o exercício regular aumenta os benefícios trazidos para uma boa noite de sono. O exercício físico regular permite que você caia no sono mais rápido e permaneça em um sono profundo por mais tempo.

 

O sono é importante porque permite o tempo necessário para que seus músculos e pele sejam reparados e, vamos ser sinceros, não há nada como acordar pela manhã sentindo-se revigorado.

 

5. Terapia alternativa

 

Em muitos países, o surf tem sido usado como terapia alternativa em diversas condições. Muitos estudos revelaram que os benefícios do esporte podem ajudar em casos de fibrose cística, autismo, depressão e até de transtorno de estresse pós-traumático.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!