O pote de café, a conserva de palmito ou aquele delicioso doce de leite terminaram e sobrou o pote de vidro largado na pia. O que fazer com ele? As embalagens de vidro são muito versáteis e podem ser reaproveitadas de diversas maneiras.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% delas são descartadas após usadas apenas uma vez. Como nem todas seguem para reciclagem, esse volume ajuda a superlotar os aterros e lixões. O vidro, por exemplo, demora mais de mil anos para se decompor na natureza.
No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil toneladas que vão parar, todos os dias, nos depósitos de lixo. Esse volume encheria mais de 2 mil caminhões que, colocados um atrás do outro, ocupariam quase 20 quilômetros de estrada.
Como reaproveitar embalagens de vidro
Há muitas formas de se reaproveitar embalagens de vidro. A mais comum delas é usar os utensílios para guardar mantimentos, como grãos e farinhas, por exemplo, ferragens, como parafusos e pregos, ou outros tipos de objetos.
Se a sua escolha for guardar alimentos, vale ter cuidado na hora de esterilizar as embalagens. Isso porque um pote de vidro pode esconder restos de comida que podem acabar com a proliferação de bactérias.
Por isso, antes de reaproveitar as embalagens retire os rótulos e lave muito bem com detergente e água quente, prestando atenção nos cantinhos internos e na rosca da tampa, que podem ter uma sujeirinha mais difícil de soltar, e enxague bem. Se houver rachaduras no vidro ou ferrugem nas tampas, é melhor descartar.
Depois, coloque os potes em uma panela, sobre um pano limpo (para que as embalagens não entrem em contato direto com o recipiente) e cubra com água. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Retire com cuidado e coloque para secar.
Embalagens de vidro e artesanato
Aprender a fazer artesanato usando o vidro como matéria-prima também é uma boa ideia para reaproveitar garrafas, potes e outros itens que não são mais usados e demoram muito tempo para se decompor na natureza.
Com as técnicas de pintura e decoupage, garrafas de sucos, refrigerantes ou azeites, podem virar peças para decoração ao ganharem diferentes cores e estampas.
“Com criatividade é possível fazer trabalhos artesanais personalizados e trazer beleza para objetos comuns. É possível customizar qualquer objeto de vidro e aproveitá-lo para enfeitar a sala, por exemplo,”, destaca a artesã da Mercur Cristhiane da Silva.
“É importante que os produtos estejam higienizados e com a superfície limpa, sem rótulos, para não atrapalhar no momento da pintura”, lembra a artesã.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!