Motivação

Vale-presente: veja quando essa opção é a mais indicada

Por Redação Fortíssima 22/12/2015

Você não sabe o que dar a alguém nesse Natal e então vê um vale-presente na fila do caixa. Comprar ou não comprar? Tudo depende. Eles são convenientes e mais fáceis de transportar do que presentes convencionais, mas também são impessoais e podem vir com “surpresas desagradáveis” – taxas, despesas de inatividades e datas de expiração. Por isso, é preciso avaliar.

vale-presente-doutissima-shutterstock

Há lojas que fornecem versões online de vale-presente se você preferir. Foto: iStock, Getty Images

Prós e contras do vale-presente

Atualmente é possível comprar um vale em praticamente qualquer lugar. Muitas farmácias, supermercados e lojas possuem essa opção. Uma parada rápida de cinco minutos é tudo que você precisa para comprá-lo. Além disso, um dos grandes atrativos desses cartões é que o destinatário não precisará lidar com o incômodo de trocar ou devolver o presente.

Se você tem um ente querido que vive longe, essa é provavelmente a melhor opção. Eles ocupam menos espaço na bagagem quando você vai viajar e, não bastasse isso, podem ser enviados pelos correios – há lojas que fornecem versões online também. Mas é importante saber que para amigos e familiares próximos ele nem sempre é uma boa alternativa.

Esses vales são impessoais, já que você não precisa refletir sobre o que a pessoa irá gostar – basta passar o cartão de crédito e pronto. Mas em casos extremos como quando você não encontrou um item específico, ele pode ser usado.

Antes de fazê-lo certifique-se de que você sabe os gostos da pessoa ou as lojas favoritas dela. É que aí o vale-presente passa a ter algum valor – afinal, você pensou no que o presenteado gosta ou onde ele gosta de comprar. Procure ainda complementar com algo simbólico, como flores ou chocolates. Isso é um sinal de que você teve algum esforço na hora de escolher o presente.

Caso saiba que a pessoa não gosta de fazer compras, esqueça definitivamente essa opção porque ela poderá ficar esquecida dentro de uma gaveta. Uma pesquisa realizada pela Consumer Reports determinou que mais de um quarto dos cartões de presente dados nunca são usados.

De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados disseram não usar seus vales. Os motivos são a falta de tempo para trocá-los ou o esquecimento – esse último fator mencionado por 32% das pessoas.

Cuidados na hora da compra

Se você decidir dar cartões de presentes no Natal ou em qualquer outra época do ano, há cuidados importantes na hora de realizar a compra. Leia com atenção todas as condições de uso antes de adquiri-los.

Note que alguns deles vêm com taxas automáticas quando não usados por longos períodos – o que pode parecer deselegante para quem irá recebê-lo. Confira as famosas “letras miúdas”, principalmente para verificar se não há uma data de vencimento.

Muitas lojas não colocam datas de validade em seus vales, mas essa prática é adotada por algumas – então vale a pena certificar-se antes de comprar.

Pergunte ainda aos vendedores sobre os locais em que o cartão pode ser usado. Há grandes redes de loja que contam com unidades física e virtual que permitem usá-lo indistintamente em qualquer uma delas, o que pode facilitar bastante a vida do presenteado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!