Os seres humanos foram projetados para se mover e não para ficar horas sentados. Um treino antitensão muitas vezes é o caminho mais curto para uma sensação de bem-estar. Todos conhecem os benefícios do exercício físico, mas talvez poucas pessoas saibam que ele é um dos melhores combatentes de estresse disponíveis.
Efetividade do exercício no combate do estresse
Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psicologia investigou a efetividade de algumas atividades as quais as pessoas recorrem quando desejam combater o estresse: navegar na internet, assistir TV ou filmes e exercitar-se. Os resultados comprovaram a efetividade do exercício físico.
Dos que buscam navegar na internet e assistir TV ou filmes, apenas 29% e 33% consideraram a atividade efetiva para reduzir a tensão, respectivamente. Por outro lado, dos que buscam alguma atividade física para diminuir o estresse, 62% consideram-na efetiva para essa finalidade.
Ainda conforme a Associação Americana de Psicologia, isso ocorre porque todos os sistemas fisiológicos do organismo humano estão envolvidos na resposta e no combate ao estresse. E como o exercício físico força esses sistemas a se comunicarem de forma mais eficiente entre si, um treino antitensão pode realmente trazer bastante benefícios na luta contra esse mal.
Melhores exercícios para um treino antitensão
A atividade física ajuda na produção de neurotransmissores. Conhecidos como endorfinas, eles ajudam na sua sensação de bem-estar. É desnecessário praticar apenas um tipo de exercício físico para obter esse benefício, já que um simples jogo empolgante de tênis ou uma caminhada também são capazes de contribuir.
No entanto, existem algumas modalidades que podem dar um impulso a mais na hora de combater o estresse. Confira quais são elas.
– Exercício aeróbico
Correr e dançar aumentam a frequência cardíaca, aumentando a liberação de endorfinas, mas vale consultar um médico antes de qualquer exercício de alta intensidade.
– Ioga
Envolve uma série de movimentos e poses estáticas, combinadas com respiração profunda. Como um exercício corpo-mente, a ioga é capaz de fortalecer o relaxamento do corpo e trazê-lo para um equilíbrio saudável.
– Pilates
Uma série de movimentos controlados são projetados para construir força, flexibilidade e resistência. Além de cuidar do corpo, o pilates pode ajudar a aliviar a mente e reduzir a tensão do dia a dia.
– Artes marciais
Aprender uma arte marcial é uma maneira eficaz de liberar energia e tensão. Há muitas para escolher: krav maga, karatê, judô, taekwondo e muitas outras. Além de reduzir o estresse elas trazem benefícios como técnicas de autodisciplina e autodefesa, aumentando a sensação de segurança.
– Esportes coletivos
Convidar amigos e família e organizar um jogo de futebol ou vôlei é uma excelente opção. Você recebe uma dose dupla de alívio do estresse ao participar de esportes coletivos: diverte-se com pessoas queridas e também libera mais endorfinas.
– Atividades ao ar livre
Atividades ao ar livre oferecem uma mudança de cenário e uma dose de ar fresco, sendo que ambos são capazes de ajudar a limpar a mente. Além disso, belos cenários, especialmente na primavera e no outono, podem levantar o seu humor e sacudir a sua rotina de exercícios – aliviando a tensão.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!