Qualidade de vida

Aprenda a fazer um aromatizador para perfumar o ambiente

Por Redação Doutíssima 29/10/2015

É aconchegante entrar em um ambiente cheiroso e organizado, não é mesmo? Para manter a casa sempre perfumada, o aromatizador é um grande aliado de quem gosta de respirar fundo e sentir aquele frescor.

 

Seja qual for sua escolha, o uso de aromas nos cômodos trazem a sensação de limpeza e de lugar arejado. Você pode optar por diversos cheiros para cada local, desde que combinem com sua personalidade e familiaridade ao espaço, uma vez que a chamada memória olfativa guarda os perfumes dos ambientes.

 

Veja abaixo cada opção de aromatizador para a casa, escolha o seu e faça você mesmo!

aromatizador-doutissima-shutterstock

Na hora de fazer o seu próprio aromatizador é preciso buscar um equilíbrio de aromas. Foto Shutterstock

 

Escolha um perfume para aromatizador

De fato existem inúmeras essências para escolher, e diante de tantas opções, é difícil decidir o que combina com cada ambiente da casa. O importante, nesse caso, é buscar um equilíbrio de aromas, uma vez que, em excesso, o perfume pode se tornar desagradável e enjoativo.  

 

Além disso, a percepção olfativa é algo bastante particular. Por exemplo, o que é agradável para você, pode ser muito forte para a visita. Nesse caso, a dica é dar preferência para essências extraídas direto da natureza, como frutas, flores e plantas, ao invés de optar primeiro pelos aromas sintéticos.

 

Para deixar o banheiro com ar de frescor, o eucalipto e a menta funcionam. Ervas como camomila, essência de baunilha e flores como a lavanda, são aromas relaxantes para usar no quarto.

 

A canela e as frutas cítricas combinam com o ambiente quente da cozinha, além de poder neutralizar o cheiro da comida. Para a sala, essências florais são as indicadas para criar um ambiente agradável e convidativo.

 

Como fazer um aromatizador em casa

Para fazer um aromatizador caseiro você vai precisar dos seguintes itens:

 

– Pote de vidro

– Álcool

– 100 ml de água

– 6 a 10 palitos de madeira para espalhar o cheiro pela casa, imersos no líquido

– Rodelas de laranja, cravos, flores, ervas (escolha de acordo com o ambiente)

 

O modo de preparo é simples, basta eleger quais ingredientes vai utilizar para o aromatizador e despejar primeiro a água e o álcool, seguido das flores, ervas ou frutas que escolheu. Lembre-se de não misturar tudo. Se você for usar na cozinha, por exemplo, acrescente somente laranjas e cravos no pote.

 

Em seguida, mergulhe os palitos de madeira no líquido e deixe virado para cima do pote, que deve sempre ficar aberto. Você também pode usar essência de baunilha imersa na água junto dos ingredientes naturais.

 

Após finalizar seu aromatizador, é importante que você guarde o frasco por pelo menos sete dias em um local escuro, ou envolto por um pano, sem os palitos. Esse truque ajuda a fixar o poder da fragrância e aumentar seu tempo de uso.

 

Além disso, para tirar o mau cheiro dos eletrodomésticos da cozinha, é possível usar o aromatizador e um pano para passar do lado de fora dos aparelhos. Outra dica é investir nos cravos com limão dentro da geladeira. Crave os pedacinhos em rodelas e deixe na porta ou em alguma prateleira.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!