Motivação

Conheça atitudes que ajudam a melhorar a sua força de vontade

Por Redação Doutíssima 04/11/2015

Não é segredo para ninguém que a força de vontade contribui diretamente para a concretização das metas. Mas a determinação em superar os obstáculos e as adversidades não é algo fácil de se ter. É preciso, acima de tudo, de esforço, foco e motivação

força de vontade istock getty images doutíssima

Força de vontade é determinante para alcançar os objetivos. Foto: iStock, Getty Images

O que é força de vontade e como nos influencia

De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, como o próprio termo diz, utilizamos de uma força para alcançar um objetivo, uma vontade. Para ele, o sentimento pode estar atrelado tanto à vida pessoal quanto à profissional.

“É o esforço, o algo a mais que fazemos rumo a nossas conquistas. É aquilo que está além dos nossos limites. Sabe aquela luta para ficar acordado até mais tarde para estudar? Ou acordar uma hora mais cedo para praticar atividade física? Ou ocupar seu horário de almoço aprendendo algo novo dentro da empresa? Esses são alguns exemplos de esforços que dependem da força de vontade”, enumera.

Parecem atos simples, mas quem não quer ir descansar cedo, dormir mais um pouquinho pela manhã ou dar aquela pausa na hora do almoço? Segundo o profissional, o que motiva as pessoas são objetivos bem definidos, alinhados com suas crenças e valores, habilidades e competências, e muita ânsia e desejo de alcançar algo.

“Acordar todos os dias e ter uma meta a ser atingida motiva e instiga as pessoas a darem o seu melhor para terminar o dia com a sensação de dever cumprido. Saber que pode e vai chegar aonde deseja é de suma importância para manter a motivação”, explica o presidente da IBC.

Para Marques, a disciplina é fundamental para atingir sua meta, mas para isso é importante fazer um planejamento. “Primeiro traçar seu principal objetivo e depois especificar o passo a passo que deve seguir para alcançá-la. A partir de então, a disciplina, o comprometimento e o foco são essenciais, além de fazer parte da força de vontade”, destaca.

Atitudes e exercícios que aumentam a motivação

A disciplina está diretamente ligada à execução das tarefas que precisamos realizar para chegar onde desejamos. Marques enumera 15 maneiras de aumentar o esforço que você impõe ao desejar algo. Veja abaixo:

1. Tenha objetivos

 

2. Faça planejamento

 

3. Estipule metas diárias

 

4. Tenha comprometimento

 

5. Tenha disciplina e foco

 

6. Saiba se avaliar

 

7. Valorize suas habilidades

 

8. Acredite em você, nas suas competências e capacidades

 

9. Saiba diferenciar aquilo que gosta do que precisa

 

10. Não desista no fracasso

 

11. Esteja ciente que a força se desgasta

 

12. Se concentre em apenas uma tarefa ou problema por vez, com foco

 

13. Evite o pensamento negativo

 

14. Desvie a atenção e os pensamentos de possíveis tentações

 

15. Adquira o máximo de conhecimento sobre a sua condição, seja sobre suas fraquezas ou habilidades.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


Sites parceiros