Bem-Estar > Motivação

Confira 5 experiências para aproveitar sua idade balzaquiana

Por Redação Fortíssima 05/05/2016

Chegou aos 30? Bem-vinda à idade balzaquiana. O termo é utilizado como adjetivo para qualificar a mulher nesta faixa etária e tem origem no romance A Mulher de Trinta Anos, do escritor francês Honoré de Balzac. Apesar de às vezes ser usada com teor pejorativo, a expressão simboliza, na verdade, o ápice da feminilidade.

Afinal, é aos 30 anos que as mulheres se descobrem mais maduras, realistas, vividas e seguras de si. É também neste período que esbanjam sensualidade e se encontram realizadas. Mas e agora, como aproveitar plenamente essa fase tão boa da vida? Opções certamente não faltam.

Balzaquiana

Mulher balzaquiana é madura e sensual. Foto: iStock, Getty Images

Veja 5 formas de curtir a idade balzaquiana

Agora que você já está com a vida mais organizada, tem experiências acumuladas no currículo e aprendeu a desenvolver melhor a autoconfiança, é hora de aproveitar ao máximo a vida. Não há melhor período para colocar sonhos e objetivos – de cunho profissional ou pessoal – em prática.

Confira cinco experiências que você precisa ter na idade balzaquiana e comece agora mesmo:

Viajar e fazer um mochilão

É hora de aproveitar a estabilidade financeira e conhecer o mundo. E isso não significa necessariamente que você precise gastar muito: fazer um mochilão é uma opção interessante para entrar em contato com novas pessoas, países e culturas. A hora de desbravar o mundo e ampliar ainda mais seus horizontes é agora.

Aprender um novo idioma

Estudar francês, alemão, inglês, espanhol ou qualquer outro idioma estrangeiro é uma maneira de ampliar seus horizontes e agregar conhecimento. Além de ficar por dentro da cultura dos países que dominam essas línguas, você terá um currículo ainda mais recheado – possibilitando, quem sabe, novas experiências de trabalho. Que tal investir nisso?

Realizar aquele sonho de infância

Se não for agora, quando você pretende realizar seus sonhos? Se jogue sem medo naquilo que você sempre sonhou fazer: aulas de música e canto, um curso de atuação ou até uma especialização. Relembre os seus sonhos e vá atrás de sua felicidade.

Ficar solteira

O relacionamento está instável ou você anda infeliz no casamento? Talvez esteja na hora de rever prioridades. Hoje as mulheres têm força e independência para ir em busca daquilo que querem. Voe sem medo, não tenha receio de ficar sozinha.

Escrever um diário ou livro

Que tal aproveitar que você chegou à idade balzaquiana para relembrar suas melhores e piores experiências, o seu crescimento como mulher? Faça um diário ou livro com essas memórias. É uma jornada de autoconhecimento muito interessante.

Como driblar a crise dos 30

Se você está passando pela famosa crise dos 30calma. Sim, o seu corpo vai sofrer transformações invariavelmente, os sinais da idade começam a aparecer e você pode se sentir menos disposta.

Mas isso não é motivo para desespero: o melhor é se aceitar, se amar e se permitir em qualquer idade. O ideal é pegar leve nas cobranças consigo mesma. Lembre-se de que toda idade tem seus prazeres e medos. Não pense no passado ou no futuro. Viva o agora.

E aí, pronta para a idade balzaquiana? Conte para a gente as suas experiências. Também aproveite para conferir outras dicas sobre bem-estar que o Doutíssima traz todos os dias.