Motivação

Aprenda a ter uma vida leve em 6 passos

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

Levar uma vida leve é quase uma obrigação geral atualmente. Embora muitas pessoas tenham essa regra apenas para o controle da alimentação, a vida leve também pode ser uma regra que envolve a espiritualidade.

Sem sacrifícios extremos e com um pouco de disciplina, a vida pode ser muito melhor. Foto: iStock, Getty Images

Sem sacrifícios extremos e com um pouco de disciplina, a vida pode ser muito melhor. Foto: iStock, Getty Images

Mas pode ficar com a consciência tranquila, não precisa abandonar nem as comidas prediletas, nem as tardes em frente à TV.

Como levar uma vida leve

O segredo são palavrinhas mágicas, que deve ser empregada todos os dias: moderação no excesso, e movimento no sedentarismo. Há quem diga que a tal vida leve depende apenas de mudança de hábitos. Para ajudar nestas mudanças vamos dar seis dicas para você conquistar a vida leve que tanto almeja.

1. Moderação

Não, estas mudanças não implicam em abandonar para o resto da vida coisas das quais gostamos muito. Modere. No dia-a-dia é possível levar uma rotina com frutas, legumes, grelhados, laticínios magros e carboidratos integrais, que garantem a energia e nutrientes que o seu corpo precisa sem sofrer com o aumento de peso.

2. A força do iogurte

Aproveite o que o iogurte lhe oferece. Ele é um dos alimentos mais importantes ao organismo e pode ser consumido diariamente. Para se proteger das ameaçadoras calorias, opte por versões sem gordura e desnatados.

Lembre-se que o iogurte é fonte de cálcio e vitamina D, que fortalecem os ossos; e de proteínas, que mantem a sensação de saciedade.

3. Atividade física

Mexa-se. Atividades físicas fortalecem a musculatura, mantém a saúde do coração e são aliados na prevenção de uma série de doenças. Além disso, são essenciais para quem quer perder peso, melhorar o humor, ter uma vida saudável e alcançar a vida leve desejada.

Comece criando uma rotina de exercícios e tente manter o foco naqueles que dão mais prazer a você. Caminhada, ioga, pilates, natação, treinamento funcional, corrida ou musculação são boas opções. Não importa qual delas você escolha, o que importa é movimentar o corpo.

4. Administração do tempo

Para ter uma rotina menos estressada e mais produtiva, o melhor a fazer é administrar o tempo. O planejamento pode levar você a ter uma vida mais tranquila, uma vida leve. Comece organizando sua agenda, estabeleça prioridades e faça tudo com tranquilidade e pensando muito bem.

Pense que nem sempre será possível cumprir com os compromissos assumidos, dar conta de tudo, entretanto, a organização ajuda a otimizar as horas do seu dia. Se não deu certo no primeiro mês, tente no segundo, ou terceiro, tente até conseguir.

5. Meditação

Faça  meditação com frequência. É com a meditação que vamos conseguir, por meio do controle da respiração e técnicas de autocontrole, deixar de lado os hábitos antigos e substituí-los por novos e mais saudáveis, que vão fazer com que se tenha não só uma vida leve, mas também bem mais saudável. Procure meditar pelo menos duas vezes por semana.

6. Prazer

Aproveite o tempo que sobrar para fazer coisas que lhe dão prazer. Isso também proporciona uma vida leve. Você pode sair com os amigos, passear pela natureza, fazer trilhas, viajar, conhecer novos lugares, se aventurar. Vá ao cinema, leia um livro e divirta-se, afinal, você merece.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!