Sexualidade

Hímen rompido sem sexo? Conheça 5 maneiras disso ocorrer

Por Redação Doutíssima 07/11/2015

Como definir se uma mulher é virgem ou não? Parece simples, mas a verdade é que há uma grande confusão na mente das pessoas quando elas relacionam virgindade e hímen rompido. Há diversas formas de romper o hímen sem ter tido relações sexuais, e por isso tirar conclusões a partir dessa circunstância nem sempre é o melhor e mais seguro caminho.

himen-rompido-doutissima-shutterstock

Hímen não é um indicador confiável quanto à atividade sexual da mulher. Foto: Shutterstock

 

Para que serve o hímen?

A função do hímen ainda é um mistério para ciência. Acredita-se que esse tecido seja um vestígio de desenvolvimento vaginal e que, de forma embriológica, visava manter os germes e a sujeira fora da vagina.

 

Em culturas que proíbem atividades sexual antes do casamento, o hímen intacto sempre foi considerado a “prova da pureza” de uma mulher. Essa ligação continua a ter impacto psicológico e cultural ainda hoje, mas a verdade é que esse conceito não passa de um mito já derrubado pela ciência.

 

Cada hímen pode variar em forma, tamanho e espessura. Entre as múltiplas possibilidades, ele é capaz de cercar toda a entrada vaginal, com um espaço aberto no centro ou uma linha fina de pele no meio. A maioria não cobre totalmente a entrada vaginal para que o fluido menstrual possa ser liberado.

 

O hímen também é capaz de ser grosso em casos raros, cobrindo toda a abertura vaginal e impedindo a mulher de menstruar, ter penetração durante a atividade sexual ou qualquer outra coisa inserida na vagina. Muitas vezes um profissional de saúde pode corrigir isso com uma simples incisão.

 

É importante perceber que o hímen não é um indicador confiável quanto à atividade sexual da mulher. Ele pode ser rompido ou esticado pelos dedos ou absorventes internos e também em outras atividades não sexuais.

 

Além disso, em alguns casos ele sequer é rompido durante o sexo. De acordo com um estudo publicado na revista Archives of Pediatric Adolescent Medicine, 52% das meninas que admitiram ter relações sexuais ainda não tinham o hímen rompido.

 

Hímen rompido: atividades diárias entre as causas

Muitas meninas têm o hímen rompido sem relações sexuais. Fatores como tipo de tecido e atividades praticadas são capazes de rompê-lo – até mesmo na infância. Conheça quando isso pode acontecer:

 

1. Práticas esportivas

 

Esportes como atletismo fazem o corpo se esticar bastante e, nesses casos, o hímen pode se romper sem causa sexual. Não há como prevenir, mas isso costuma ocorrer apenas com aquelas que tenham a membrana muito sensível.

 

2. Absorventes

 

Alguns tipos de absorventes internos podem rompê-lo. Nesses casos, geralmente contam fatores como tamanho da vagina e modelo e tamanho do absorvente.

 

3. Masturbação

 

Quem experimenta a masturbação e insere dedos dentro da vagina pode ter o hímen rompido. Um mito muito comum é que isso causa dor e sangramento, mas a verdade é que eles costumam estar mais associados à tensão do que ao hímen.

 

4. Queda

 

As crianças costumam cair com facilidade e, nesses tombos, é possível que, além de algum ferimento visível, ocorra também o rompimento dessa membrana vaginal.

 

5. Sem motivo aparente

 

Muitas mulheres têm o hímen rompido sem motivo aparente em atividades do dia a dia, podendo ocorrer até mesmo de terem nascido sem ele. Em outras palavras, relacionar a virgindade com o hímen não é uma boa ideia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!