Esporte

Conheça as modalidades dos jogos de atletismo

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

Os jogos de atletismo são compostos por 20 provas onde o atleta desafia o seu corpo ao correr grandes e pequenas distâncias no menor tempo possível, saltar obstáculos, arremessar pesos e pular.

O atletismo surgiu entre os jovens soldados gregos para aprimorar suas habilidades físicas. Entretanto, até o século 19, só era praticado como parte do treinamento dos soltados. Até que, no mesmo período, alunos de  universidades inglesas começaram a praticar como esporte.

jogos de atletismo

Práticas promovem benefícios físicos e psicológicos. Foto: iStock, Getty Images

Veja 7 modalidades do jogos de atletismo

 

1. Prova de 5 a 10 mil metros

Também conhecida como prova de fundo, é uma das provas mais longas disputadas em estádios olímpicos. O tipo físico dos competidores, chamados de fundistas, é magro já que a prioridade nessa modalidade é a resistência.

2.Provas de 100 e 110 metros com barreiras

Considerada uma das provas rápidas dos jogos de atletismo, os participantes devem correr e saltar 10 barreiras dispostas pelo caminho. Nessa modalidade homens e mulheres competem em categorias diferentes. Para as mulheres, as barreiras têm 84 centímetros de altura e para os homens chegam a 1,0067 metros de altura.

3. Prova dos 100 metros

Nos jogos de atletismo, é considerada  a prova mais nobre do atletismo porque é nessa modalidade que se conhece o homem mais rápido do mundo. A prova é feita em menos de 10s. Atualmente, o recordista mundial dessa prova é o atleta jamaicano Usain Bolt.

4. Prova dos 200 metros

Essa prova é caracterizada pela “explosão muscular” que o atleta dá logo na largada. Após a largada é importante que o atleta mantenha o equilíbrio para enfrentar a curva e dar uma explosão de velocidade.

5. Prova de revezamento 4 x 100 e 4 x 400 metros

Essa prova é disputada em equipes de 4 participantes que passam o bastão a cada 100 metros na prova de revezamento 4 x 100 e a cada 400 metros da prova de 4 x 400. O bastão deve ser passado em uma área de 20 metros de comprimento, se por acaso, o atleta não conseguir passá-lo, é desclassificado juntamente com sua equipe.

6. Prova de 400 metros com barreira

Nessa modalidade os atletas devem superar 10 barreiras. Para os homens, esses obstáculos medem 91,4 centímetros de altura e, para as mulheres, 76,2 metros de alturas.

 

7. Salto com vara

Os atletas percorrem uma distância de 45 metros e tentam superar uma barra horizontal com uma barra flexível que serve para dar impulso ao atleta. O tamanho da barra varia de acordo com a altura que o atleta pretende superar.

 

Benefícios dos jogos de atletismo

 

Os jogos de atletismo oferecem benefícios tanto para o aspecto físico quanto para o psicológico do atleta. A prática de qualquer uma destas modalidades ajuda na redução do colesterol mau (LDL), aumento do colesterol bom (HDL), diminuição de gordura corporal e melhora tanto do sistema respiratório quanto do cardiovascular.


Os jogos de atletismo ainda ajudam a diminuir a tensão, ansiedade e depressão. Todas as atividades físicas devem ser acompanhadas por um profissional para evitar lesões e problemas mais graves de saúde.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!