Qualidade de vida

Lar doce lar: dicas ajudam a manter a sua casa organizada

Por Redação Doutíssima 08/11/2015

Manter o lar doce lar em ordem não é fácil, ainda mais para quem tem crianças. Mas algumas dicas facilitam a organização e limpeza da casa e deixam o dia a dia e a convivência mais tranquilos. Com tudo no lugar, o conforto e aconchego estão sempre presentes nos ambientes.

Cuide do seu lar doce lar

Deixar todas as tarefas para resolver em um dia só não é uma boa estratégia. Seu lar doce lar vai acumular bagunça e sua vontade de arrumar tudo irá embora correndo ao ver o cenário que se formou após uma semana inteira sem colocar ordem na casa.

lar-doce-lar-doutissima-istock-getty-images

Mantenha o lar organizado: uma casa bagunçada pode acumular sujeira sem que você perceba. Foto: iStock, Getty Images

O ideal é criar uma rotina que englobe as arrumações diárias e ainda adicione algumas organizações extras. Assim você faz um pouquinho do trabalho a cada dia e não precisa separar horas do seu dia só para a arrumação.

Arrumar a cama, lavar, secar e guardar a louça, separar, lavar e guardar roupas são tarefas praticamente diárias de qualquer domicílio. Não acumule para não sobrecarregar seu fim do dia depois o expediente no trabalho.

Após o jantar em família, convide todos para se envolver na limpeza da louça: assim vocês esticam o momento em que estão todos juntos e as tarefas ficam prontas mais rápido. Se precisa de tempo e espaço para organizar algo específico, tente fazer isso ao mesmo tempo em que as crianças estão ocupadas com a lição de casa.

Uma dica boa para os afazeres que não são tão frequentes é criar um calendário. Aliás, manter um esquema de organização é muito útil para qualquer ocasião, mas limpar a geladeira, a parte interna dos armários e outras organizações que não são semanais podem ficar esquecidas sem um lembrete.

Como cuidar do seu lar

A casa é um local onde a sensação de acolhimento deve estar sempre presente. Tanto que a expressão “sentir-se em casa” é frequentemente usada para expressar o conforto e o sentimento de poder ser você mesmo em qualquer lugar.

Isso vale para todo o lar, seja temporário, compartilhado, alugado, dividido com mais gente ou mesmo aquele cantinho onde você aproveita seus momentos sozinho. Cuidar do seu ambiente de aconchego faz bem para a saúde.

Segundo um estudo do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton, uma casa desorganizada dificulta sua habilidade de focar em qualquer coisa devido aos diversos estímulos descoordenados. Isso também limita a capacidade do cérebro de processar informações.

Fora isso, uma casa bagunçada pode acumular sujeira sem que você perceba. E a poeira e outras substâncias que poluem o ambiente podem trazer doenças ou enfraquecer o sistema imunológico, abrindo portas para problemas de saúde.

Evite o estresse e a frustração que a falta de organização nos ambientes provocam no seu cérebro. Reduza as chances de problemas de saúde com a criação de uma rotina simples e agradável de arrumação. Você merece estar sempre em um ambiente tranquilo e acolhedor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!