Motivação

Sexta-feira 13: tire de letra os imprevistos e o mau humor

Por Redação Doutíssima 13/11/2015

Sexta-feira 13: dia do azar.  As superstições que envolvem o número são amplas. Na numerologia, ele é considerado irregular, um sinal de infortúnio. Além disso, em uma sexta-feira, Jesus Cristo foi crucificado. É por isso que, ao unir os dois elementos, teoricamente temos o mais azarado dos dias.

Por coincidência, 13 de novembro também é o Dia Mundial do Mau Humor. Mas apesar de todos os imprevistos que podem estar relacionados a hoje, sabemos que o azar e o mau-humor não são exclusivos desse dia. Trânsito, brigas conjugais, excesso de trabalho e falta de dinheiro representam incômodos que não têm hora ou data para acontecer.

A questão é: como lidar com esses problemas? Saiba que, com algumas dicas, é possível evitar que o estresse diário prejudique seu astral e equilíbrio mental.

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Muitas pessoas recorrem a amuletos da sorte para encarar dias como a Sexta-feira 13. Foto: Shutterstock

Como driblar problemas na Sexta-feira 13?

Se você é supersticiosa e já saiu de casa hoje pensando nos perrengues que terá que enfrentar por causa da Sexta-feira 13, aproveite para verificar algumas orientações sobre como encarar os problemas de frente, mas com leveza e bom humor. Nem sempre é fácil ter uma atitude positiva diante das dificuldades que a vida impõe, mas aos poucos é possível chegar lá.

1. Trânsito

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Trânsito é uma realidade diária inevitável para os moradores das grandes cidades. Foto: Shutterstock

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), divulgados em 2011, a frota de veículos circulando no Brasil aumentou 119% nos últimos dez anos. Já a OMS afirma que a segurança no trânsito está aumentando em esfera global, mas diminuindo no Brasil. De acordo com a organização, o trânsito aqui é o 33º mais perigoso do mundo.

É fato que com tantos carros circulando, o trânsito é uma realidade diária inevitável para os moradores das grandes cidades. Mas como não se estressar com o tempo perdido e as buzinas nas ruas? A dica é procurar sair mais cedo de casa, ouvir uma boa música no carro e, quando possível, testar rotas alternativas. Você pode descobrir caminhos mais vantajosos.

 

2. Brigas

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Muitas vezes o motivo por trás das discussões é o próprio estresse relacionado a tarefas diárias. Foto: Shutterstock

As brigas conjugais podem ocorrer por diversos fatores, mas muitas vezes o motivo por trás das discussões é o próprio estresse relacionado a tarefas do dia a dia. Por isso, evite estourar com seu parceiro por problemas pequenos e insignificantes. Busque sempre o diálogo e não leve para o lado pessoal o que o outro disse com a cabeça quente.

Lembre-se de que as palavras ditas não podem ser retiradas. Por isso, evite xingamentos maldosos e comentários negativos. Não devolva insultos. Respire fundo e mantenha a calma. Discussões vazias muitas vezes não levam a nada e só ocasionam desgaste emocional. A dica é tentar sempre resolver os problemas através da conversa.

 

3. Dieta

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Evite cair em tentação e furar a dieta só porque você está enfrentando um péssimo dia. Foto: Shutterstock

Mau humor e dieta não combinam. Especialmente nos dias em que o doce representa um verdadeiro aliado no combate ao estresse. Mas furar a dieta, posteriormente, pode resultar em um doloroso sentimento de culpa. Por isso, a dica é preparar receitas gostosas e, ao mesmo tempo, saudáveis. A rabanada light e o bolo sem lactose são opções.

4. Dívidas

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Para encarar e resolver o problema com as finanças, faça um orçamento para se organizar. Foto: Shutterstock

O Indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que, em março de 2015, cerca de 54,7 milhões de brasileiros estavam endividados – 2,2 milhões a mais do que no mesmo período do ano passado. Por isso, se você está com dificuldades financeiras, não se desespere. O ano não foi fácil para ninguém.

Para evitar o estresse relacionado à inadimplência, comece eliminando os gastos supérfluos. Além disso, faça um orçamento para se organizar e verificar quais quais serão suas rendas e gastos nos próximos três meses. Lembre-se, também, de quitar inicialmente as dívidas de cartão de crédito e cheque especial, que possuem juros mais altos.

5. Trabalho

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Diante de uma rotina muito estressante, o ideal é definir suas prioridades. Foto: Shutterstock

Irritabilidade, dores de cabeça, pressão alta e insônia são alguns dos problemas que podem estar relacionados ao trabalho. E o pior: eles influem diretamente sobre a sua saúde e qualidade de vida.

Por isso, diante de uma rotina muito estressante, o ideal é definir suas prioridades, evitar a autocobranças excessivas, ter momentos de relaxamento entre o trabalho e manter uma boa comunicação com o seu chefe. Se isso for impossível, talvez seja hora de repensar se vale a pena continuar trabalhando nesse local.

 

Dicas para controlar o mau-humor

Confira, abaixo, mais algumas dicas pontuais para lidar com o estresse:

1. Pratique exercícios físicos

2. Mantenha uma alimentação balanceada

3. Pense positivo

4. Organize-se para evitar situações estressantes

5. Tire um tempo para relaxar

 

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