Motivação

Sexta-feira 13: tire de letra os imprevistos e o mau humor

Por Redação Doutíssima 13/11/2015

Sexta-feira 13: dia do azar.  As superstições que envolvem o número são amplas. Na numerologia, ele é considerado irregular, um sinal de infortúnio. Além disso, em uma sexta-feira, Jesus Cristo foi crucificado. É por isso que, ao unir os dois elementos, teoricamente temos o mais azarado dos dias.

Por coincidência, 13 de novembro também é o Dia Mundial do Mau Humor. Mas apesar de todos os imprevistos que podem estar relacionados a hoje, sabemos que o azar e o mau-humor não são exclusivos desse dia. Trânsito, brigas conjugais, excesso de trabalho e falta de dinheiro representam incômodos que não têm hora ou data para acontecer.

A questão é: como lidar com esses problemas? Saiba que, com algumas dicas, é possível evitar que o estresse diário prejudique seu astral e equilíbrio mental.

sexta feira 13 shutterstock doutissima 01

Muitas pessoas recorrem a amuletos da sorte para encarar dias como a Sexta-feira 13. Foto: Shutterstock

Como driblar problemas na Sexta-feira 13?

Se você é supersticiosa e já saiu de casa hoje pensando nos perrengues que terá que enfrentar por causa da Sexta-feira 13, aproveite para verificar algumas orientações sobre como encarar os problemas de frente, mas com leveza e bom humor. Nem sempre é fácil ter uma atitude positiva diante das dificuldades que a vida impõe, mas aos poucos é possível chegar lá.

1. Trânsito

sexta feira 13 shutterstock doutissima 02

Trânsito é uma realidade diária inevitável para os moradores das grandes cidades. Foto: Shutterstock

De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), divulgados em 2011, a frota de veículos circulando no Brasil aumentou 119% nos últimos dez anos. Já a OMS afirma que a segurança no trânsito está aumentando em esfera global, mas diminuindo no Brasil. De acordo com a organização, o trânsito aqui é o 33º mais perigoso do mundo.

É fato que com tantos carros circulando, o trânsito é uma realidade diária inevitável para os moradores das grandes cidades. Mas como não se estressar com o tempo perdido e as buzinas nas ruas? A dica é procurar sair mais cedo de casa, ouvir uma boa música no carro e, quando possível, testar rotas alternativas. Você pode descobrir caminhos mais vantajosos.

 

2. Brigas

sexta feira 13 shutterstock doutissima 03

Muitas vezes o motivo por trás das discussões é o próprio estresse relacionado a tarefas diárias. Foto: Shutterstock

As brigas conjugais podem ocorrer por diversos fatores, mas muitas vezes o motivo por trás das discussões é o próprio estresse relacionado a tarefas do dia a dia. Por isso, evite estourar com seu parceiro por problemas pequenos e insignificantes. Busque sempre o diálogo e não leve para o lado pessoal o que o outro disse com a cabeça quente.

Lembre-se de que as palavras ditas não podem ser retiradas. Por isso, evite xingamentos maldosos e comentários negativos. Não devolva insultos. Respire fundo e mantenha a calma. Discussões vazias muitas vezes não levam a nada e só ocasionam desgaste emocional. A dica é tentar sempre resolver os problemas através da conversa.

 

3. Dieta

sexta feira 13 shutterstock doutissima 04

Evite cair em tentação e furar a dieta só porque você está enfrentando um péssimo dia. Foto: Shutterstock

Mau humor e dieta não combinam. Especialmente nos dias em que o doce representa um verdadeiro aliado no combate ao estresse. Mas furar a dieta, posteriormente, pode resultar em um doloroso sentimento de culpa. Por isso, a dica é preparar receitas gostosas e, ao mesmo tempo, saudáveis. A rabanada light e o bolo sem lactose são opções.

4. Dívidas

sexta feira 13 shutterstock doutissima 06

Para encarar e resolver o problema com as finanças, faça um orçamento para se organizar. Foto: Shutterstock

O Indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que, em março de 2015, cerca de 54,7 milhões de brasileiros estavam endividados – 2,2 milhões a mais do que no mesmo período do ano passado. Por isso, se você está com dificuldades financeiras, não se desespere. O ano não foi fácil para ninguém.

Para evitar o estresse relacionado à inadimplência, comece eliminando os gastos supérfluos. Além disso, faça um orçamento para se organizar e verificar quais quais serão suas rendas e gastos nos próximos três meses. Lembre-se, também, de quitar inicialmente as dívidas de cartão de crédito e cheque especial, que possuem juros mais altos.

5. Trabalho

sexta feira 13 shutterstock doutissima 05

Diante de uma rotina muito estressante, o ideal é definir suas prioridades. Foto: Shutterstock

Irritabilidade, dores de cabeça, pressão alta e insônia são alguns dos problemas que podem estar relacionados ao trabalho. E o pior: eles influem diretamente sobre a sua saúde e qualidade de vida.

Por isso, diante de uma rotina muito estressante, o ideal é definir suas prioridades, evitar a autocobranças excessivas, ter momentos de relaxamento entre o trabalho e manter uma boa comunicação com o seu chefe. Se isso for impossível, talvez seja hora de repensar se vale a pena continuar trabalhando nesse local.

 

Dicas para controlar o mau-humor

Confira, abaixo, mais algumas dicas pontuais para lidar com o estresse:

1. Pratique exercícios físicos

2. Mantenha uma alimentação balanceada

3. Pense positivo

4. Organize-se para evitar situações estressantes

5. Tire um tempo para relaxar

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre a Sexta-feira 13? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!