Motivação

Vai receber amigos? Saiba como arrumar a mesa no capricho

Por Redação Doutíssima 17/11/2015

Arrumar a mesa para receber convidados é um momento especial. A oportunidade perfeita para caprichar nos detalhes, na decoração e na etiqueta para oferecer comodidade aos amigos. Independente do menu, seja um cardápio requintado ou uma pizza, os detalhes fazem a ocasião ficar mais alegre.

Para organizar a mesa de forma adequada, antes de pensar nos guardanapos e talheres, é importante considerar a ocasião. Será uma visita de amigos para um chá da tarde, um jantar, um brunch de domingo? Depois de definir o estilo e os pratos a serem servidos, você poderá encaminhar melhor os detalhes.

arrumar-a-mesa-doutissima-istock-getty-images

Na hora de arrumar a mesa, combine-a com o seu estilo e com o tipo de encontro. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para arrumar a mesa de jantar

As possibilidades de decoração para a mesa são amplas. O mais importante é garantir que ela combine com o seu estilo e com o tipo de encontro. Para isso, vale contar com algumas dicas.

O jantar é uma das principais ocasiões para reunir amigos. Por isso, na hora de arrumar a mesa, é preciso caprichar. Mesmo que você sirva um prato informal, também é possível decorar o ambiente. No caso de uma pizza, uma boa dica é utilizar jogos americanos, guardanapos estampados e taças transparentes para as bebidas.

Em cima da mesa, além dos pratos, é necessário colocar talheres. Para incrementar a decoração e o cardápio, coloque frascos de orégano fresco. Misturar cores como vermelho e verde nos elementos decorativos é uma boa alternativa para a ocasião.

Já se o jantar tiver um nível maior de formalidade, é importante considerar alguns aspectos ao arrumar a mesa. Prefira decorar com arranjos de orquídeas, em vasos cristalizados. A louça e os jogos americanos ficam bem em tons de branco, harmonizando com guardanapos em lilás. Descansos de talher e taças em cristal garantem um toque extra de sofisticação.

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

Veja outras opções para receber amigos

O domingo é o dia perfeito para montar uma linda mesa de café. Em um brunch, podem ser oferecidos desde pães, até sucrilhos e bolos de sobremesa. Por isso, é preciso dispor de talheres, pratos de sobremesa, xícaras e bule para chá, leiteira, saleiro, pimenteiro, jarras. Os jogos americanos e guardanapos podem ser personalizados para dar um toque especial.

Dê preferência aos tons pastéis na decoração: azul claro e amarelo são opções. Arranjos de flores também ajudam a incrementar o ambiente. Opte por coordenar os tons floridos com as cores da louça, posicionando hortênsias no centro da mesa. O visual vai ficar muito gracioso. 

 

arrumar a mesa infográfico doutíssima 

O chá da tarde é a oportunidade ideal para relaxar e conversar. Por isso, se você compartilhar esse momento com amigas, nada melhor do que criar um ambiente agradável. A primeira dica é decorar a mesa com tulipas e hortênsias, para compor uma atmosfera romântica.

Na mesa, disponha o prato de sobremesa e xícaras de chá, além de talheres de prata e guardanapos bordados. O ideal é servir a bebida em um bule e enfeitar a mesa, também, com suco de laranja em jarras. A água aromatizada com limão é outra alternativa.

Pães quentinhos e bolo de mel podem fazer parte do cardápio. Lembre-se de uma regra básica de etiqueta: o anfitrião é quem deve servir o chá. É um gesto de carinho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!