Especial Casamento

Aprenda a organizar a lista de convidados para o casamento

Por Redação Doutíssima 28/10/2015

Está se preparando para o seu grande dia? Pois saiba que o primeiro passo é definir a lista de convidados para o casamento. Essa relação de pessoas é que irá definir todo o restante de itens do evento. É importante ter em mente que nem sempre é possível incluir todas as pessoas que os noivos gostariam.

 

Verifique o seu orçamento

Quase todos os noivos possuem um orçamento que irá servir como guia para todo o evento. A lista de convidados deve estar de acordo com a quantidade de dinheiro que será gasto no grande dia. Em outras palavras, se o orçamento é pequeno o número de convidados também deverá ser – ao menos que você decida economizar em outros itens.

lista-de-convidados-doutissima-shutterstock

Definir a lista de convidados é sempre o primeiro passo na organização de um casamento. Foto: iStock, Getty Images

Todos os anos é feito um levantamento nos Estados Unidos com aproximadamente 13 mil noivas para identificar aspectos da cerimônia – orçamento, preferências e outros detalhes. De acordo com o The Know Reals Weddings Study, os enlaces norte-americanos custam em média US$ 29.858 e a maior parte desse dinheiro é investida na recepção – que geralmente é bastante influenciada pelo número de convidados.

 

Planejando a lista de convidados do casamento

Selecionar os convidados é uma das partes mais estressantes do planejamento. Acontece que a noiva e o noivo não devem sentir obrigação de convidar todos seus conhecidos – ou de seus pais. Criar alguns critérios é capaz de ajudar bastante nesse momento. Veja algumas dicas de como organizar a lista de convidados:

 

– Decidir como você vai dividir a lista

 

Tradicionalmente, o casal possui metade da lista de convidados – enquanto a outra metade é dividida entre os pais dos noivos. Por isso, se você está planejando convidar 200 pessoas, 100 convidados serão do casal, 50 ficarão com os pais da noiva e outros 50 com os pais do noivo.

 

– Projete sua lista dos sonhos

 

Quando você começar a construir a lista anote todas pessoas que você jamais deixaria fora do seu casamento – desde velhos amigos até o primo distante engraçado que você conhecer em uma reunião de família há anos atrás. Deixe-a guardada e volte a ela quando estiver em dúvida se está convidando alguém por mero capricho.

 

– Faça algumas regras

 

É hora de voltar à realidade e começar a cortar até chegar ao número de convidados que você precisa. A maneira mais fácil de cortar é criar algumas regras e depois segui-las. Por exemplo, você não fala com a pessoa há mais de três anos? Apenas o noivo conhece e a noiva não? Definam as regras em conjunto para evitar conflitos.

 

– Tenha listas A e B

 

A lista A é composta por pessoas próximas como familiares e amigos íntimos, que receberão a primeira rodada de convites. A lista B possui convidados que você gostaria que compartilhassem esse dia com você, mas que não se encaixam nas regras pré-definidas. Quando houver recusa de pessoas da lista A, é possível começar a convidar pessoas da lista B.

 

– Não deixe que seus pais e sogros intimidem vocês

 

Se o orçamento é o problema, então a solução pode ser simples. Quem quiser ter mais convidados pode pagar esse custo extra. Se o local que você escolheu não comporta mais pessoas, seja clara e definitiva sobre as escolhas e não abra nenhuma exceção para qualquer lado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!