Receitas

Opção saudável: aprenda a preparar macarrão de grão-de-bico

Por Redação Doutíssima 23/11/2015

O macarrão de grão-de-bico é uma ótima opção para quem quer acrescentar uma refeição prática e saudável ao cardápio. Essa leguminosa rica em fibras, vitaminas e proteínas traz vários benefícios ao organismo. Conheça alguns deles a seguir. 

Benefícios do grão-de-bico

Quando se insere o grão-de-bico na alimentação, os benefícios são diversos. Ele reduz o nível de colesterol ruim do sangue, o que diminui o risco de ataques e doenças cardíacas. Pessoas com diabetes também são favorecidas, pois esse alimento impede que os níveis de açúcar subam rapidamente após a refeição.

macarrao-de-grao-de-bico-doutissima-istock-getty-images

Consumo de grão-de-bico pode ser eficaz contra a depressão, segundo estudos. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford mostrou que o grão-de-bico pode ser eficaz contra a depressão. Em consequência da presença de triptofano em sua composição, esse aminoácido é importante na produção de serotonina. A depressão nada mais é do que a transmissão de serotonina que não está tão efetiva quanto deveria.

Mais do que possuir todos esses pontos positivos, o macarrão de grão-de-bico é um alimento sem glúten, sem lactose, ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B. Servido com molho caseiro de tomate ou qualquer outro acompanhamento que desejar é perfeito para uma alimentação saudável. 

 

macarrão-de-grão-de-bico 

Receita de macarrão de grão-de-bico

Confira uma receita fácil de macarrão de grão-de-bico para você fazer em casa.

 

Ingredientes:

2 xícaras e meia de farinha de grão-de-bico

2 ovos

1 pitada de sal

Máquina para fazer massa ou uma faca

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma vasilha. Depois dos ingredientes estarem bem incorporados, comece a sovar a massa até estar menos pegajosa. Acrescente farinha até que ela ganhe a consistência sequinha e firme.

Após a uniformização da massa, estique com um rolo de massa. Caso esteja grudando, vale utilizar farinha de arroz para ajudar. Caso tenha uma máquina para o preparo do macarrão, passe em seguida, mas é possível cortar as tirinhas com uma faca, apesar de exigir muita concentração e controle para que fiquem parecidas.

Caso não vá consumir assim que o macarrão de grão-de-bico ser feito, é possível congelar em algumas porções.

Para servir o macarrão, faça um molho de tomate saudável: 

Ingredientes:

2 quilos de tomate bem maduros

2 cebolas grandes cortadas em quatro

4 dentes de alho grandes

1 cenoura grande ou 2 pequenas

1 xícara do talo de salsão picado

1/2 xícara da parte branca do alho poró picado

Modo de preparo:

Corte todos os ingredientes e tire também as sementes dos tomates. Coloque tudo na panela de pressão por 15 minutos depois de iniciar a pressão. Não é necessário colocar água, pois os ingredientes soltam muito líquido.

Bata a receita da panela de pressão no liquidificador até virar um suco grosso, após peneire. Coloque de novo o molho na panela e mantenha por 20 minutos até engrossar o caldo.

Após estes 20 minutos, está pronto. Ele pode ser colocado em potes de vidro caso não seja consumido no momento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!