Receitas

Confira 3 receitas de comida indiana que vão conquistar seu paladar

Por Redação Doutíssima 04/11/2014

Os sabores picantes e refrescantes, característicos da comida indiana, conquistam a cada dia novos adeptos. Os grandes diferenciais são os temperos e molhos que conferem sabor sofisticado e exótico aos pratos e bebidas. A gama de especiarias utilizada nesta culinária é extensa e capaz de agradar os paladares mais exigentes. Aprenda alguns pratos da comida indiana e arrase no menu.

omida-indiana

Receitas orientais são alternativa para quem quer variar alimentação. Foto: iStock, Getty Images

Comida indiana: veja opções

– Arroz com ghee (Neichoru)

A manteiga purificada (ghee) é muito utilizada na comida indiana. É possível encontrá-la em lojas e supermercados especializados ou fazê-la em casa. O ghee é a gordura da manteiga que, após aquecida, foi separada das partes sólidas e lácteas.

Ingredientes

100g de arroz (pode ser integral)

1 cebola grande

2 cravos da índia

2 colheres de sopa de cardamomo

1 pedaço de canela em pau

4 colheres de ghee

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o ghee, acrescente a cebola, a canela, o cardamomo e os cravos e refogue até a cebola ficar macia e quase transparente. Junte o arroz e o sal e refogue por mais alguns minutinhos, para que os ingredientes se integrem. Cubra de água e cozinhe o arroz pelo tempo indicado na embalagem. Cuide para deixá-lo no ponto.

– Braji brindil

É uma tradicional receita da comida indiana e uma deliciosa mistura de sabores doces e picantes. O bhaji brindil é ótimo para servir como acompanhamento de carnes e grelhados.

Ingredientes

500g de berinjelas cortadas em rodelas

1 cebola em rodelas finas

2 colheres de sopa de ghee

2 dentes de alho

Um pedaço de gengibre ralado (2,5 cm)

1 pimenta malagueta vermelha seca

½ colher de chá de açafrão-da-índia em pó

400g de tomates em lata

1 colher de chá de garam masala

½ colher de chá de sal Ramos de coentro

Modo de Preparo:

As berinjelas devem ser cortadas em rodelas da largura de um dedo, mais ou menos. Em uma frigideira, aqueça o ghee e junte a cebola para refogar em fogo médio, até ficar macia. Adicione o alho e a berinjela. Coloque o gengibre, o açafrão-da-índia, a malagueta, o sal e o tomate da lata. Use uma colher de pau para desmanchar os tomates.

Cozinhe por 15 a 20 minutos com a panela destampada ou até a berinjela ficar muito macia. Adicione o garam masala e cozinhe por mais uns 5 minutos. Despeje tudo em uma travessa e decore com os ramos de coentro. Esta delícia da comida indiana está pronta para servir!

– Bolo indiano Ingredientes

6 ovos

100 gr de manteiga

1 colher (café) canela em pó

1 e ½ xícara (chá) de açúcar

1 e ½ xícara (chá) de farinha de rosca

1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio

1 lata de leite condensado

30g de margarina

2 gemas

½ xícara (chá) de leite

Modo de preparo da massa:

Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, bata as gemas com a manteiga e o açúcar. Acrescente a farinha de rosca, a canela e o fermento e bata tudo até virar uma massa bem homogênea. Por fim, misture suavemente as claras em neve com uma colher. Coloque em uma assadeira média, untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

Modo de preparo do recheio:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo brando, mexendo sem parar, até chegar à consistência de brigadeiro mole. Com o bolo já frio, corte a massa ao meio. Coloque a metade do recheio e feche o bolo com a segunda parte. Cubra o bolo com o restante do recheio e polvilhe canela em pó. Está pronto para servir!

 

 


Sites parceiros