Receitas

Veja como fazer um escondidinho de frango light para a hora do almoço

Por Redação Doutíssima 08/10/2014

Engana-se quem associa dieta com a privação de comer aquilo que você mais gosta. O segredo da reeducação alimentar efetiva está nas substituições bem feitas. Um bom exemplo disso é o escondidinho de frango light.

Ideal para quem está controlando o peso, a receita mantém o sabor clássico do prato, porém trazendo trocas inteligentes como a da mandioca pelo purê de cogumelo. Não perca mais tempo e prepare agora mesmo uma refeição deliciosa com o escondidinho de frango light.

escondidinho-de-frango-light

Siga a receita e prepare um prato nutritivo e saudável. Foto: iStock, Getty Images

Receita do escondidinho de frango light

Para o recheio do seu escondidinho de frango light você irá precisar de duas colheres de sopa de cebola, duas colheres de chá de alho, um tablete de caldo de galinha light, um copo de 200ml de água, 100 gramas de frango moído, uma folha de louro, um tomate sem pele, picado e uma colher de sopa de ervas picadas – cebolinha e alecrim.

Já para a pasta de cogumelo que irá substituir o purê de mandioca você vai precisar de duas xícaras de chá de cogumelo-de-paris triturado, uma colher de sopa de shoyu light – o light é importante por ter concentração de sódio muito menor –, sal a gosto, duas colheres de chá de folhas de tomilho fresco, uma colher de sopa de ricota defumada ralada, uma colher de sopa de creme de leite light.

Você também pode usar queijo parmesão light para polvilhar o prato, no entanto esse uso é opcional.

Como preparar

Comece seu escondidinho de frango light com o preparo do recheio. Para isso, em uma panela quente e sem óleo, refogue a cebola e o alho. Feito isso, acrescente devagar o caldo de galinha dissolvido na água. Depois, junte o frango e cozinhe, mexendo sempre.

Acrescente o louro, o tomate e, se necessário, mais caldo. Tempere com as ervas e, quando o frango estiver cozido, desligue o fogo e deixe-o reservado.

Com o frango reservado é a hora de cozinhar a pasta de cogumelo. Para isso, em uma outra panela, refogue o cogumelo com shoyu e sal. Feito isso, baixe o fogo, acrescente o tomilho e mexa bem. Adicione ricota e o creme de leite e misture bem. Tire do fogo e reserve.

Feitas ambas as etapas necessárias para trazer forma ao seu escondidinho de frango light, é chegada a hora de montar o prato. Para isso, escolha um recipiente que seja resistente ao calor. Nesse recipiente você irá acomodar todo o cheio ao fundo.

Em seguida, cubra toda a superfície onde está depositado o recheio com a pasta do cogumelo de forma que o recheio seja literalmente escondido pela pasta de cogumelo. Ainda é possível, caso você deseje, polvilhar o prato com o queijo parmesão.

Com o prato já montado, leve-o ao forno preaquecido por alguns minutos. Não há tempo certo para essa finalização: o importante é que o queijo seja todo gratinado e que o prato fique bem quente. Quando você perceber que a receita está quente o suficiente e o queijo gratinado, desligue o forno e sirva.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!