Receitas

Sopa de grão de bico é alternativa saudável para o inverno

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

Para aproveitar um inverno mais saudável e feliz, uma sopa de grão de bico quentinha é uma boa opção. Com esse alimento, a depressão é colocada de lado e o seu organismo se fortalece para as temperaturas frias.

 

Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Haifa, em Israel, constataram que o vegetal possui triptofano, que ajuda a produzir serotonina, neurotransmissor que ativa a sensação de bem-estar e satisfação no cérebro.

sopa de grao de bico

Sopa preparada com grão de bico ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

O efeito de uma sopa de grão de bico para o humor é tão eficaz quanto o chocolate. Ferro, proteínas e carboidratos estão presentes na leguminosa, que ainda dá mais energia e força para enfrentar os dias gelados. Quer saber por que o grão deve fazer parte da sua dieta e conhecer uma receita deliciosa de sopa? Confira.

 

Por que tomar sopa de grão de bico?

Apesar de não ser muito popular no prato dos brasileiros, o grão de bico é tão bom ou melhor que o feijão para a saúde. O que dificulta sua inserção no cardápio é o preço, já que custa cinco vezes mais que o acompanhante tradicional do arroz.

 

No entanto, apesar de ser mais caro, o investimento é garantido, pois ele ajuda no combate à depressão e deixa o sistema imunológico funcionando a todo vapor.

 

Para que você possa tomar uma sopa de grão de bico no inverno, o vegetal supera a barreira de sua fragilidade. Por ser bastante sensível às condições climáticas, do solo e de pragas nas lavouras, seu cultivo é complicado. Mesmo assim, em função dos benefícios, ele ainda é plantado em diversas regiões do Brasil.

 

Na Dieta Mediterrânea, que prioriza a alimentação feita nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, a sopa de grão de bico é uma refeição indispensável no cardápio.

 

Com diferentes ingredientes vegetais, ela é riquíssima em nutrientes e vitaminas, sendo ideal também para quem está buscando o emagrecimento. Sua riqueza de fibras e proteínas dá sensação de saciedade e estimula o ganho de massa muscular.

 

Entre os benefícios da sopa de grão de bico, estão o ferro desse vegetal, que é melhor aproveitado pelo organismo, e as proteínas de qualidade superior a grande parte das leguminosas, que são totalmente digeridas pelo corpo.

 

Além disso, o grão possui fitoestrógenos, que funcionam como repositores hormonais para mulheres em menopausa, prevenindo também osteoporose e doenças cardiovasculares.

 

sopa de grão de bico 

Receita de sopa de grão de bico

Confira uma receita da sopa para aproveitar os benefícios do grão e também se aquecer no inverno .

 

Ingredientes:

 

– 500 g de grão de bico

– 1 litro de caldo de legumes

– Suco de 1 limão

– 3 colheres de sopa de azeite de oliva

– 2 pimentas dedo-de-moça

– 1 cebola picada

– 4 dentes de alho

– 1 colher de sopa de açafrão da terra

– 1 colher de chá de cominho em pó

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Refogue a cebola picada e os dentes de alho inteiros e sem casca em três colheres de sopa de azeite de oliva. Coloque como tempero o sal, o cominho e o açafrão da terra. Pique as pimentas em rodelas e tire as sementes, adicionando à mistura.

 

Depois, adicione na panela o grão de bico, o caldo de legumes e cozinhe por 30 minutos, até que os grãos fiquem macios. Espere esfriar e coloque metade da sopa no liquidificador. Bata tudo e devolva à panela, adicionando o suco de limão. Esquente novamente e sirva.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!