Para os americanos um churrasco autêntico é aquele marinado por um molho delicioso, meio picante e levemente adocicado: o barbecue. E não podemos negar que ele também faz sucesso em terras brasileiras para acompanhar os mais diversos pratos.
O que pouca gente sabe é que existe uma variedade de tipos desse molho e que, segundo cientistas, ele pode inclusive ser bom para a saúde.
História secreta do molho de churrasco
Muito antes da refrigeração e da história escrita, alguém descobriu que defumar a carne ajudava a preservá-la. Além disso, uma outra pessoa constatou que a imersão da carne em água salgada do mar auxiliava nessa missão. Pois esses chefs pré-históricos também chegaram à conclusão de que poderiam melhorar o sabor da carne com sais, sementes, folhas, molhos, vinagres e óleos.
Nos Estados Unidos, a origem desse molho remonta às planícies costeiras da Carolina do Norte e Sul. A partir daí foram desenvolvidas várias receitas e tipos diferentes, com cada região adicionando seu próprio estilo e criando um molho de churrasco exclusivo – muitas vezes influenciado pelas carnes disponíveis e influências étnicas. Nem todos são doces e vermelhos como costumamos achar.
Não apenas deliciosa, essa iguaria também é capaz de trazer vantagens para o organismo. Um estudo da Universidade de Western, Canadá, concluiu que molhos de churrasco são elaborados com ingredientes saudáveis, que podem impulsionar o sistema imunológico do organismo.
A equipe de biólogos descobriu que molhos e marinadas populares contêm uma variedade de especiarias, frutas e legumes que possuem antioxidantes naturais. Esses compostos químicos conseguem combater doenças associadas à velhice, como câncer, problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, doença de Alzheimer, artrite e catarata.
Como fazer o autêntico molho barbecue americano
Embora existam molhos barbecue de todos os tipos, essa receita leva cerca de 15 minutos para ficar pronta e é composta de ingredientes que estão quase sempre à mão na cozinha. A partir dela, é possível criar infinitas variedades e dar um toque especial ao preparo.
Ingredientes:
2 xícaras decatchup
1/4 de copo de vinagre
1/4 xícara de molho inglês
1/4 xícara de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de melaço
2 colheres de sopa de mostarda amarela
1 colher de sopa de molho Tabasco
1/2 colher de chá de pimenta preta
Modo de preparo:
Combine todos os ingredientes em uma panela e, lentamente, leve para ferver em fogo médio a alto. Reduza o fogo para médio a baixo e deixe ferver até ficar escuro, grosso e de excelente sabor, por cerca de 10 a 15 minutos. Transfira o molho para um frasco limpo e guarde na geladeira. Ele pode ser usado por vários meses.
No churrasco:
É possível usar esse molho para o preparo de várias carnes assadas no forno ou na churrasqueira. Uma ideia é marinar a carne, seja ela de gado, porco ou frango, no barbecue. Além disso, é possível pincelar o molho aos poucos durante o cozimento ou até mesmo depois. Outra ideia é servir à mesa, como um acompanhamento.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!