Receitas

Pizza fit permite matar o desejo sem prejudicar a dieta

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

Borda levemente crocante, queijo derretido e aroma inconfundível. Sim, estamos falando de uma das invenções egípcias mais apreciadas no mundo, a pizza. Apontada como inimiga da dieta, ela não precisa ser totalmente excluída do cardápio: basta apostar na pizza fit.

A primeira pizzaria surgiu em Nápoles, na Itália, em 1830. De lá para cá foram criados muitos sabores. Inclusive versões para quem não quer exagerar nas calorias e, muito menos, abrir mão desse prato.

pizza fit shutterstock doutíssima

Versões integrais dos alimentos promovem o bom funcionamento intestinal. Foto: iStock, Getty Images

Mão na massa: a versão integral

Tudo começa pela massa. Que tal deixá-la mais saudável? Confira como preparar a versão integral.

Ingredientes:

– 500 g de farinha branca orgânica peneirada

– 500 g de farinha integral fina peneirada

– 1 colher de sobremesa de linhaça torrada e moída

– 1 xícara (café) de óleo prensado a frio 

– 1 colher de sobremesa de sal marinho

– 2 tabletes de fermento biológico fresco diluído em 3 copos americanos de água com gás

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem. Aos poucos, vá adicionando água até a massa ficar encorpada. Depois corte em pedaços do tamanho da palma da sua mão e deixe descansar por aproximadamente 1 hora.

Após esse processo, abra os pedaços com um rolo. Reserve.

Molho da pizza fit

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem

– 1 alho-poró (a parte branca e um pouco da verde) bem picado

– 1 pacote (300 g) de ricota fresca

– Sal, orégano, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto

– 5 aspargos frescos, cortados ao meio e grelhados

– 3 colheres (sopa) de queijo parmesão light

Modo de preparo:

É hora de preparar o molho. Em uma panela, refogue o alho-poró com azeite e sal até ficar macio. Adicione a ricota esfarelada juntamente com os outros ingredientes. Polvilhe o parmesão e coloque os aspargos.

Agora, é só colocar o molho sobre os discos da pizza e levar ao forno por 10 minutos para gratinar. Pronto, você já pode se deliciar com a sua pizza fit.

Benefícios vão muito além da boa forma física

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, as opções integrais são as principais fontes de fibra. Esse alimentos, como a massa que ensinamos a preparar, promovem o bom funcionamento intestinal, aumentam a sensação de saciedade e reduzem níveis de colesterol e glicose.

Segundo especialistas, o aspargo é rico em ácido fólico, além de apresentar altos níveis de vitamina A, B, C, cálcio e ferro. O ácido fólico é apontado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) como uma das substâncias essenciais para o organismo já que sua ausência é associada ao surgimento de câncer.

Os benefícios dessa receita fit não param por ai. Ainda segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, o azeite extravirgem aumenta o colesterol HDL, conhecido popularmente como colesterol bom. O azeite é rico em polifenóis, um tipo de antioxidante que combate o envelhecimento das células.

Agora você já sabe preparar a pizza e também conhece os benefícios de seus ingredientes, o que está esperando para se deliciar com esse prato?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!