Maquiagem

Pó bronzant deixa você com a cara do verão sem banho de sol

Por Redação Fortíssima 13/12/2015

Também conhecido como bronzer ou pó bronzeador, o pó bronzant é item de maquiagem indispensável no verão. Em versão opaca ou com partículas brilhosas, ele ajuda a garantir uma pele com aspecto viçoso e corado pelo sol. Além, é claro, de ser um poderoso aliado dos contornos, que contribuem para um rosto com aparência mais fininha. 

Talvez o ponto mais interessante em relação ao pó bronzant seja sua versatilidade. Há muitas formas de apostar no cosmético, de acordo com o efeito que você deseja criar. É possível conquistar um bronze mais natural, alaranjado, suave, brilhoso ou chamativo. Tudo depende do produto em questão e da forma como ele é aplicado.

pó bronzant-shutterstock-doutíssima

Quando usado sem exageros o pó bronzant pode ser seu melhor aliado. Foto: Shutterstock

Dicas para usar pó bronzant

Para usar e abusar do pó bronzeador neste verão, veja abaixo algumas dicas para conquistar looks distintos com a ajuda desse produto:

Bronze suave

Se o objetivo da maquiagem for aparentar que você passou apenas alguns dias na praia, a dica é pegar leve no bronzer. Dê preferência aos tons terracotas, com fundo suavemente alaranjado, e aplique com suavidade nas maçãs do rosto, substituindo o blush. O resultado é um look saudável, como se você tivesse ido ao sol bem cedinho.

Bronze intenso

Já se você quer fingir que passou um mês à curtindo a praia, a dica é optar por um pó bronzant mais intenso. Ele pode ter composição cremosa ou até partículas douradas, que garantem uma produção ainda mais aprimorada. A dica é aplicar o produto nas regiões onde o sol bate naturalmente: maçãs do rosto, ossinho do nariz e testa.

Contornos

Para quem já tem familiaridade com o pó bronzant, uma boa pedida é lançar mão do cosmético para criar um jogo de luz e sombras na make, bem no estilo Kim Kardashian. O truque é simples: aplicar o produto escurecido nas áreas que você deseja diminuir, em contraponto com um iluminador nas áreas que precisa ressaltar.

Por exemplo: para aparentar um rosto mais magro e um nariz fino, utilize o pincel para aplicar o pó bronzeador na linha abaixo do maxilar, nas maçãs do rosto, no topo da testa e nas laterais do nariz. Depois, é necessário esfumar bem a cor com um pó na mesma tonalidade da pele, para criar harmonia entre os tons, formando um degradê sutil.

Vale ressaltar que esse truque não precisa necessariamente ser feito com o pó bronzeador. A base líquida ou cremosa mais escura, por exemplo, garante um resultado semelhante. O melhor é dar preferência a um produto com o qual você já tem familiaridade, para assegurar uma produção final adequada. 

Cuidados com o pó bronzeador

A principal precaução necessária quando falamos em pó bronzant é o exagero. Afinal, errar a mão na aplicação desse produto pode acabar com a make e deixar o resultado muito artificial. Quando o objetivo, na verdade, é o oposto: garantir um bronzeado suave e natural, como se você nem estivesse de maquiagem.

Assim, a sugestão é contar com um pincel de contorno. Aplique sempre com movimentos leves, sem pressionar a pele. Se quiser ter melhor controle sobre o uso do pó, outra sugestão é usar os dedos: aplique o cosmético através de leves batidinhas. Não tem como errar.  

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!