Maquiagem

Sucesso dos anos 90, batom marrom volta com tudo no make

Por Redação Doutíssima 29/10/2015

Depois de um inverno dominado pela tendência de bocas em tom roxo, preto e vinho, o batom marrom voltou à moda após ser um clássico da década de 1990. A cor era uma das favoritas entre modelos e celebridades.

Agora, cerca de 20 anos depois, o produto se tornou o queridinho de famosas como Kylie Jenner, Rihanna, Gigi Hadid, Camila Belle, Sofia Vergara e Lupita Nyong’o. Entre diversas tonalidades para escolher, o cosmético é bastante democrático e pode combinar com todos os tons de pele.

batom-marrom-instagram-reproducao-doutissima

Kylie Jenner é uma das responsáveis por trazer o batom marrom de volta à moda. Foto: Instagram, Reprodução

 

Como adotar o uso do batom marrom

De acordo com a maquiadora Fernanda Lindner, para as peles mais claras ou rosadas, é melhor não escolher um tom muito claro ou próximo ao da sua pele, pois isso pode deixar seu visual apagado. Já as morenas, podem optar por um batom marrom mais escuro, assim como os terrosos, pois combinam muito bem.


Para as peles negras, a maquiadora aconselha um produto com tom mais claro à pele, de forma que o batom traga um contraste ao rosto. Além disso, para Fernanda, as cores café ou chocolate também são alternativa para essas mulheres.

Fernanda afirma que não vê regras fixas para escolher a tonalidade. “Se seu estilo segura um batom super escuro durante o dia, tudo bem. Assim como tem aquelas que preferem um marrom claro para usar à noite. A escolha não inclui apenas o tom de pele, mas também o estilo e personalidade de cada uma”, ressalta.

Apesar dos cosméticos com acabamento matte estarem em alta, também é possível reviver a tendência completa dos anos 1990 com o batom marrom mais brilhoso. É possível conseguir o efeito ao aliar o uso do produto com um gloss incolor. Inclusive, a cantora Rihanna tem apostando no visual no dia a dia e apareceu com esses lábios nas cenas de seu mais atual videoclipe da música Bitch Better Have My Money.

A maquiadora dá uma dica de look completo para usar com o batom marrom terroso. “Olhos com côncavo marrom opaco, iluminados com sombra levemente cintilante dourada, delineados e com boas camadas de mascara de cílios. Para, finalizar aplique um blush bronze ou até mesmo um rosado, levando cor à maquiagem, com as têmporas iluminadas. É uma make super neutra, que cai bem com passeios ou festa”, descreve.

 

Para não errar na tendência

Fernanda destaca que não é preciso ser craque na maquiagem para arrasar com o batom marrom, basta escolher o tom dos lábios, iluminar, delinear e destacar os olhos com o uso de máscara ou cílios postiços. “Se levarmos em conta que ‘menos é mais’ dificilmente haverá erro, até porque o marrom é uma cor neutra”, pontua.

Se a intenção é imitar o bocão característico da Kylie Jenner, aposte no uso do contorno dos lábios com a ajuda de um lápis específico para delinear a boca. Preencha toda a região com o próprio lápis e aplique pelo menos duas camadas do batom. Dessa maneira, a cor já se torna bem chamativa, por isso não é preciso ter medo de aplicar mais camadas se necessário.

Para aumentar a durabilidade do produto, experimente aplicar pó compacto entre as camadas do batom, pois a fixação vai aumentar, além de garantir um efeito matte no fim.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!