Motivação

De pernas pro ar: confira como curtir o final de ano de boa

Por Redação Fortíssima 23/12/2015

As festas de final de ano podem ser um tempo estressante para muitas pessoas, mas se a ideia é aproveitar a folga e ficar de pernas pro ar saiba que isso também é uma alternativa. Tudo o que você precisa é de um pouco de planejamento. Fazendo-o é possível aproveitar esse período para curtir o feriado e ficar próximo de quem você ama.

de pernas pro ar istock getty images doutíssima

Basta mudar alguns hábitos e aproveitar o tempo para relaxar. Foto: iStock, Getty Images

Final de ano pode aumentar as taxas de estresse

As festas de final de ano devem ser um momento de conforto e alegria, mas 90% das pessoas relatam estresse em pelo menos um aspecto nessa temporada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Consumer Reports National Research Center, muitos não conseguem aproveitar esse tempo em razão de diversos fatores.

Segundo o levantamento, multidões e filas são as campeãs de reclamação – 68% das pessoas as mencionaram. Para 37%, o ganho de peso é um problema, mesmo percentual indicado para o endividamento.

A organização de viagens é um incômodo para 25% e 23.16% dos participantes revelou ainda que a necessidade de ir a festas ou eventos é uma dor de cabeça nessa época.

Além disso, a American Psychological Association publicou um estudo para desvendar os efeitos desse estresse de fim de ano. E as conclusões mostraram que as mulheres o experimentam em maior nível se comparado ao dos homens.

Se você sente que tudo isso é capaz de atrapalhar também o seu fim de ano, experimente fazer algo diferente. Basta mudar alguns hábitos e aproveitar o tempo para relaxar.

Como aproveitar o final de ano para ficar de pernas pro ar

Não deixe que as festas de final de ano sejam algo a temer. Aprenda a reconhecer seus gatilhos e tome medidas para evitar o estresse. Com um pouco de planejamento e pensamento positivo é possível encontrar paz e alegria para curtir esse tempo. Veja algumas dicas.

  • Planejamento

É a primeira coisa a ser feita. Liste tudo o que costuma causa dor de cabeça nessa época e busque formas de evitar ou resolver esses problemas antes que eles ocorram. Por exemplo, o pagamento de contas e a compra de presentes de Natal podem ser feitas antecipadamente.

  • Pense simples

Muitas pessoas enxergam as festas como grandes eventos cheios de familiares e amigos, mas para quem deseja relaxar talvez seja mais interessante pensar em eventos mais simples. Eles não exigem passar tantas horas na cozinha ou no supermercado, por exemplo.

Procure preparar algo para pessoas próximas e programe refeições simples. Dessa forma você terá tempo para relaxar e cuidar de si mesma.

  • Recuse convites

Final de ano é sempre uma época cheia de confraternizações e isso muitas vezes demanda algum trabalho extra. Procure eleger apenas convites para eventos em que você é indispensável, deixando de lado aquele que você compareceria apenas para marcar presença.

  • Faça algo diferente

Se para você as vésperas de Natal e Ano Novo são sempre estressantes, faça algo diferente nesses. Que tal um spa e piquenique com as crianças? Pode parecer loucura, mas se você planejar é possível ter um tempo para cuidar de si mesma e ficar perto de sua família.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!