A solidariedade é um dos valores fundamentais e universais entre os povos no século XXI. Não é por outra razão que em 20 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Solidariedade Humana. Essa data tem o objetivo de desenvolver uma cultura de solidariedade e espírito de partilha, visando ao fim alcançar a justiça social e combater a pobreza.
Um dia para promover a solidariedade humana
Solidariedade é expressão que se refere à união de interesses, propósitos ou simpatias entre membros de determinado grupo. Na Declaração do Milênio vários líderes mundiais concordaram que ela é um valor importante para as relações internacionais no século XXI. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou em 2005 o dia 20 de dezembro como o Dia Internacional da Solidariedade Humana.
Trata-se de uma data que visa aumentar a conscientização sobre a importância do tema e fazer avançar a agenda internacional para desenvolvimento e promoção global desse valor. Nesse dia os governos são lembrados de seus compromissos firmados em acordos internacionais acerca da solidariedade como instrumento na luta contra a pobreza.
Por outro lado, busca-se incentivar as pessoas a debater sobre formas de promover esse valor e encontrar métodos inovadores para auxiliar na erradicação da pobreza. As atividades podem incluir campanhas sobre questões como proibição de minas terrestres, acessibilidade a medicamentos para aqueles que precisam, esforços de socorro para quem foi vítima de catástrofes naturais, dentre outras.
As mídias costumam dar bastante cobertura a esse dia. É bastante comum ver artigos em revistas, eventos oficiais e blogs de grupos, indivíduos ou organizações comprometidas com o valor da solidariedade universal.
Como fazer parte dessa iniciativa?
A solidariedade e o apoio possuem benefícios notáveis para comunidades que lidam com eventos traumáticos, segundo uma pesquisa recentemente publicada pela Universidade de Turku. Para chegar a essa conclusão os pesquisadores analisaram respostas de quatro comunidades que tinham sofrido tragédias semelhantes.
Pessoas de todos esses quatro locais manifestaram a necessidade de ajudar os mais atingidos. Observaram os cientistas que essa solidariedade pareceu ter benefícios notáveis para seu bem-estar tanto na vida cotidiana quanto após os eventos estressantes.
Por isso, vale a pena ser mais solidário e colher esses benefícios – além de ajudar quem realmente precisa. Algumas dicas podem ajudar. Confira:
- Comunidade global
Há trabalhadores ao redor do mundo que lutam todos os dias para alcançar locais de trabalho seguros, salários dignos e proteções sociais. Há ainda pessoas que sofrem na extrema pobreza, exploração e abuso.
Diversas organizações ajudam essas populações a enfrentar e resolver tais questões, sendo possível participar através da doação de tempo ou dinheiro para esses esforços.
- Amigos e familiares
É possível olhar ao redor e perceber quais as pessoas do seu círculo de relações que necessitam algum apoio. Tire um momento para elas.
Apoiá-las com sua presença e atenção em uma simples conversa, dar-lhe um pequeno presente que os lembra de sua singularidade, todas são atitudes bastante significativas.
- Individualmente
É quase impossível apoiar os outros se você não está bem consigo mesmo. Muitas pessoas tratam a si próprias como inimigas ou então sabotam seus esforços individuais, vendo assim frustrados seus próprios desejos.
Por isso, pense positivamente sobre alguma atitude que você costuma ter e que pode ser alterada para promover a solidariedade consigo mesmo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!