Motivação

Valle Nevado: conheça esse e outros destinos para esquiar

Por Redação Fortíssima 21/12/2015

Esqueça a ideia de que você precisa viajar milhares de quilômetros para conhecer a neve. Os países vizinhos Argentina e Chile investem em estações de esqui para todo tipo de experiência. Entre as mais conhecidas, estão Valle Nevado e Bariloche.

A prática do esporte nas regiões é possível graças à localização no Hemisfério Sul, onde a intensidade da neve é bastante grande e as condições climáticas favorecem os esquiadores. Saiba o que é preciso para esquiar pela primeira vez e confira opções de viagem.

Valle-Nevado-doutissima-shutterstock

Valle Nevado fica a cerca de 45 quilômetros de Santiago, capital do Chile. Foto: Shutterstock

Valle Nevado e outras estações de esqui

Localizada a cerca de 45 quilômetros de Santiago, capital do Chile, Valle Nevado conta com montanhas que chegam a quase 5 mil metros de altura e com mais de 100 trilhas. É possível se hospedar em três hotéis da região: Tres Puntas apresenta o preço mais acessível, enquanto Puerta del Sol é considerado mediano e o Hotel Valle Nevado é o mais caro.

A temporada inicia em junho e encerra em outubro, período no qual é possível assistir aulas de esqui individuais e coletivas tanto para crianças quanto adultos e pessoas com deficiência. Além do esporte, o local oferece lojas, cinema e caminhadas com raquetes de neve.

Aproximadamente 10% das pistas da estação são para iniciantes, 36% para intermediários, 33% avançados e 21% para experts na prática. Além disso, a moeda local da região é o Peso Chileno, e não é necessário visto ou vacina preventiva para visitar o país.

Bariloche

Uma das cidades mais conhecidas e visitadas da Argentina, Bariloche é o destino ideal para quem irá ter contato a neve pela primeira vez. A estação de esqui Cerro Catedral, fica a 20 quilômetros de distância do centro da cidade.

O local conta com 10 diferentes escolas que oferecem aulas para adultos, crianças e deficientes. Os turistas têm à disposição mais de 7 mil equipamentos de esqui e 2 mil de snowboard.

Portillo

Localizado no topo da Cordilheira dos Andes, no Chile, Portillo é considerado um dos mais tradicionais centros de esqui da América do Sul, assim como é também um dos mais equipados e escolhido por esportistas do mundo todo.

O Hotel Portillo, conhecido por ser um prédio amarelo de grande porte, é o principal local de hospedagem da região e cartão postal dos Andes, com capacidade para receber 450 pessoas. Também oferece aulas de esqui e snowboard para crianças, adultos e deficientes, além de caminhadas com raquetes de neve, cinema e parede de escalada.

Las Leñas

Cidade argentina, Las Leñas oferece uma das descidas de esqui mais longas do mundo, com 7 quilômetros de extensão. A estação conta com novas conexões entre as pistas, o que facilita a circulação na montanha, assim com descidas de trenós e tirolesa.

O local também disponibiliza aulas de esqui e snowboard particulares ou coletivas. Os equipamentos podem ser alugados nos hotéis Piscis e Aries.

Dicas de sobrevivência na neve

Ao viajar para qualquer um desses lugares, também é necessário estar preparado para enfrentar temperaturas negativas.

Leve na mala peças como segunda pele térmicas ou malhas quentes. Os casacos impermeáveis cortam o vento e ajudam a mantê-lo aquecido. Os sapatos ideais são as botas ou tênis de trekking, também impermeáveis. Não esqueça das luvas, tocas, cachecóis e meias grossas.

Quando você se expõe ao frio extremo, é preciso cuidar também da pele. Não deixe de usar um bom hidratante no rosto, um protetor labial e, principalmente, o filtro solar. O último item é essencial para evitar que a pele fique avermelhada pelas queimaduras do sol e do frio. Lembre-se de manter a hidratação com a garrafinha de água.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!