Motivação

Ano vindouro: veja como atingir as metas propostas para 2016

Por Redação Fortíssima 28/12/2015

O Ano Novo está chegando e nessa época muitas pessoas costumam reavaliar cercas escolhas de vida. As resoluções para o ano vindouro são uma oportunidade perfeita para as mudanças necessárias. É uma ótima chance para sentar e elaborar uma lista daquilo que você pretende para um recomeço.

ano vindouro istock getty images doutíssima

Resoluções para o novo ano são uma oportunidade perfeita para as mudanças necessárias. Foto: iStock, Getty Images

60% das metas de Ano Novo falham

As resoluções de Ano Novo têm longa história. Acredita-se que os babilônios já se comprometiam a retornar objetos emprestados e pagar suas dívidas no início de cada ano, enquanto os romanos costumavam fazer votos religiosos. Atualmente as pessoas continuam fazendo-as para o ano vindouro, mas muitas desistem no meio do caminho.

Pesquisadores da Universidade de Scranton buscaram analisar o comprometimento das pessoas com as promessas de Ano Novo. Segundo esse estudo, 77% delas estiveram realmente focadas apenas na primeira semana. Esse número foi diminuindo para 55% no primeiro mês e caiu para 40% na metade do ano.

Um levantamento feito pela YouGov revela que 63% das pessoas traçaram alguma meta para 2015. A mais comum foi perder peso, ficar em forma e comer de forma mais saudável, seguida de um maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Mas apenas 32% dos entrevistados seguiram na luta até o fim de janeiro, enquanto apenas 10% continuaram em busca de cumprir suas promessas para além disso.

Para ser bem-sucedido em qualquer mudança, antes de mais nada, é preciso realmente querê-la. Sem compromisso você não estará motivada e no primeiro obstáculo é capaz de desistir. Pense naquilo que você realmente deseja e não o que você deveria fazer, aumentando assim as chances de sucesso.

Dicas para definir metas para um ano vindouro

Não importa a que tipo de mudanças você está se comprometendo para 2016, aqui estão cinco maneiras de melhorar suas chances de sucesso:

  • Metas realistas

É emocionante escolher um grande objetivo ao invés de comprometer-se com pequenas mudanças. Acontece que são essas últimas são as que as pessoas costumam ter mais sucesso – ou seja, pense com os pés no chão.

  • Registre

Uma chave para não furar promessas é acompanhar seu progresso. Um estudo da Universidade de Washington descobriu que quanto mais que você monitorar seu desempenho, melhor vai se sair. Use um aplicativo como o SavingsGoals para acompanhar e registrar o progresso de suas metas.

  • Recrute um amigo

uma pesquisa da Dominican University of California descobriu que pessoas que compartilharam seus objetivos com um amigo são 33% mais bem-sucedidas do que aquelas que não o fazem. Peça a um amigo ou familiar para acompanhar seu progresso rumo ao sucesso.

  • Metas específicas

Quanto mais específico você for, mais fácil será alcançar o objetivo. Por exemplo, “perder peso” é uma resolução “abstrata”, enquanto “perder 5 kg até fevereiro” é uma promessa específica. Essas metas específicas costumam deixá-la motivada ao longo do ano.

  • Recompensas

Defina algumas recompensas para pequenos objetivos. Por exemplo, mime-se com uma noite com amigas depois de realizar um desafio fitness ou vá para um spa relaxar depois de cumprir determinado número de metas. Esse tipo de coisa auxilia na motivação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!