Motivação

Pensar positivo faz bem também ao corpo

Por Redação Doutíssima 11/04/2015

Você é uma pessoa otimista? Assim como o corpo precisa de alimentos e de exercícios para que a saúde seja boa, também a mente exige um trabalho de pensar positivo para que responda exatamente aos nossos desejos. E ter controle sobre a mente para que pensamentos negativos não tomem conta dela não é tão complicado assim.

Segundo especialistas holísticos, a energia é uma onda eletromagnética em movimentos medidos por frequências vibratórias, que se diferenciam pelas velocidades. Há energias mais dinâmicas, velozes, que geram campos mais sutis. Essas são as energias do pensar positivo.

De outro lado, há as frequências vibracionais mais lentas e que geram campos energéticos mais densos. Estas são as chamadas energias negativas.

Desta forma, quanto mais nos cercamos de energias leves e sutis, mais atraímos positividades para nossas vidas. É a força do pensar positivo em ação.

pensar positivo

Pessoas com pensar positivo respondem melhor aos tratamentos médicos. Foto: iStock, Getty Images

Pesquisas comprovam força do pensar positivo

Estudo realizado pelas Universidades de Kentucky e Louisville, nos Estados Unidos, analisou as expectativas de estudantes de Direito em relação ao futuro e concluíram que pessoas otimistas em relação à saúde em geral respondem melhor aos tratamentos médicos.

Outro estudo conduzido pela Universidade de Pittsburg, também nos Estados Unidos, destaca que olhar a vida com bons olhos promove bem-estar mental e ajuda a cuidar melhor do corpo.

 

Durante oito anos, pesquisadores acompanharam quase 100 mil mulheres. As mais esperançosas apresentaram um risco 9% menor de desenvolver problemas cardíacos e 14% menos probabilidade de morrer devido a qualquer outra doença não relacionada ao coração.

Tânia Fleug, fisioterapeuta da empresa Mercur, exemplifica a força do pensar positivo com o otimismo do início do ano, quando pessoas aproveitam para começar a se exercitar e nunca mais param.

 

Segundo ela, opções para cuidar melhor do corpo e da mente não faltam. “Caminhar ao ar livre e andar de bicicleta são opções fáceis e baratas. Quem pode frequentar uma academia conta com o apoio de professores especializados para dar todo o apoio na hora de se exercitar”, sugere.

Como alimentar as boas energias e pensar positivo

Algumas atitudes simples e práticas contribuem para gerar energias positivas e, consequentemente, em uma vida mais feliz. Confira nove delas a seguir:

 

1. São três as formas de atrair energias, tanto positivas, quanto negativas: pelos pensamentos, pelos sentimentos e pelas nossas vibrações. Pensar positivo atrai fatos positivos e resulta em alcance dos objetivos, culminando em uma vida melhor.

2. Já com a emissão de pensamentos negativos, o efeito é devastador. Eles atraem energias negativas, multiplicando pensamentos de perdas, derrotas, danos, fracassos, adoecimentos, frustrações.

3. Condicione também a sua mente a pensar positivo, repetindo e mentalizando sempre a palavra “sim”. E ao chegar um pensamento ruim, afaste-o, limpe a mente, mantenha a esperança atualizada e grande.

4. Pratique meditação, relaxamento ou ioga, ou outras terapias disponíveis, mas insista em um constante e diário exercício positivo da mente.

5. Cerque-se de pessoas positivas, alegres, leves, confiantes e fortes. E tente fazer um esforço para afastar-se dos negativos, pessimistas ou de quem atrai um problema atrás do outro.

6. Coma o que lhe dá prazer pelo menos uma vez por semana e pratique exercícios físicos diários, pois eles liberam e produzem mais endorfina e serotonina, os hormônios do prazer.

7. Veja sempre o lado positivo das coisas. Evite sentimentos ruins, como a descrença, o pessimismo, o vitimismo, os autoboicotes e as autosabotagens.

8. Durma bem e descanse nos momentos certos (fins de semana e noites), interrompa ciclos de estresse com atividades prazerosas, faça leituras sadias, esclarecedoras, informativas e relaxantes.

9. Ria muito e converse com você mesma, mentalizando frases positivas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!