Motivação

A esperança é a última que morre: como crer em dias melhores

Por Redação Fortíssima 30/12/2015

Dedicamos tempo e energia para manter a confiança e aproveitá-la quando mais precisamos: no trabalho, em reuniões de negócios ou durante conversas difíceis. Mas com a crise financeira e a crescente violência, fica cada vez mais difícil nos sentirmos seguros. O desafio é crer em dias melhores, afinal a esperança é a última que morre.

a-esperanca-e-a-ultima-que-morre-doutissima-istock-getty-images

Desafio é crer em dias melhores, afinal a esperança é a última que morre. Foto: iStock, Getty Images

Como obter autoconfiança

“Abastecer-se de autoconfiança é um desafio para todas as pessoas que precisam ter poder pessoal e determinação na realização de seus propósitos. Sem falar que este sentimento é um propulsor para alavancar a realização de nossos objetivos mais profundos”, diz Cátia Bazzan, mestre Reiki e psicoterapeuta reencarnacionista.

De acordo com Cátia, quase sempre ao passarmos por uma injustiça na vida, a primeira reação é sentir vitimização e perder confiança em si. 

“A injustiça faz parte da vida de quem só sabe reclamar do governo, das pessoas a sua volta, vive presa em noticiários que só mostra desgraça e assim por diante. Na verdade, essas desculpas, apenas servem para não enfrentarmos a realidade, os conflitos e para tomar as decisões pertinentes e favoráveis para o nosso progresso”, analisa. 

A indecisão também é um ingrediente perfeito para tirar o poder de confiança. Para conquistar autoconfiança é necessário ser mais decidido, deixando de ser tão influenciável.

Para exercitar isso, podemos parar de contar tanto nossa vida para os outros e, principalmente, parar de reclamar. Deixar de ser dependente da felicidade e do bem-estar dos outros, para sentir que somos capazes e felizes, por nós mesmos.

A esperança é a última que morre

A chave para trabalhar e desenvolver a autoconfiança está na mente, só depende de você mesmo. Felizmente, existem alguns “truques” comprovados para a ciência que podem dar um empurrãozinho. Veja abaixo dicas copiladas pelo The Huffington Post:

  • Postura

A postura corporal influencia no modo como nos enxergamos. Um estudo publicado no periódico Psychological Science mostrou que manter-se ereta, com a cabeça erguida e ombros abertos faz com que você se sinta mais poderosa do que quando anda curvada

  • Solta o som

Pesquisadores da Faculdade de Administração Kellogg da Northewestern University descobriram que ouvir músicas faz você se sentir mais confiante. 

  • Sentir-se poderosa

Estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology demonstrou que relembrar de situações em que você esteve poderosa faz com que as pessoas se sintam mais confiantes.

  • Escolha bem o look que você vai vestir

Estudos mostram que o modo como você se veste influencia no sentimento de segurança. Pesquisa  da Northwestern University demostrou que pessoas que usaram jalecos brancos se saíram melhor dos que usaram roupas normais, já que a roupa é associada ao sucesso.

  • Aprender novo idioma e novas habilidades

Aprender uma nova língua ou afiar outras habilidades pode aumentar a sua satisfação com a vida em uma maneira similar a um aumento de salário, de acordo com um estudo publicado pelo Departamento do Reino Unido para Negócios, Inovação e Habilidades.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? A esperança é a última que morre? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!