Dieta

Dieta dos 22 dias é adotada por celebridades como Beyoncé

Por Redação Fortíssima 05/01/2016

Aos 34 anos, não há dúvidas que Beyoncé exibe um corpo de dar inveja. Mãe da pequena Blue Ivy, de 3 anos, a cantora mantém o visual com alimentação regrada, prática de exercícios físicos e muita dança. A dieta dos 22 dias, por exemplo, é um dos segredos da artista para limpar o organismo e eliminar peso rapidamente.

Criado pelo fisiologista de exercício Marco Borges, o programa 22 Days Nutrition é baseado na eliminação de qualquer tipo de carne – inclusive peixes -, bebidas alcoólicas, glúten, laticínios e alimentos processados durante 22 dias. O cardápio de quem segue a dieta deve ser composto por 80% de carboidratos, 10% de gordura e 10% de proteínas.

Saiba mais sobre a alternativa e como adotá-la de maneira saudável.

dieta dos 22 dias-doutissima-iStock

Dieta dos 22 dias prioriza a alimentação com produtos de origem vegetal. Foto: iStock, Getty Images

Características da dieta dos 22 dias

Segundo os tabloides americanos, a cantora de 46 anos Jennifer Lopez também é adepta do programa. Em 2014, a musa revelou que eliminou 4,5 quilos com a dieta. De acordo com a estratégia usada pelo fisiologista, é necessário seguir o cardápio por 22 dias para que o corpo sinta a mudança dos hábitos alimentares e apresente resultados efetivos.

A Vegan Society, organização norte-americana de apoio e incentivo aos veganos, percebe que pessoas adotam a dieta vegana por períodos curtos com o objetivo de eliminar peso. Conforme dados da instituição, somente nos Estados Unidos, foi registrado um aumento de 40% de adeptos do hábito alimentar nos dois primeiros meses de 2013 em comparação com o mesmo período no ano anterior.  

Ao eliminar o glúten da alimentação, você corta a maioria dos carboidratos e produtos processados com alto índice de açúcares, gorduras e sódio. Independente de intolerância à substância, a mudança é suficiente para influenciar no emagrecimento. Alimentos como arroz, bolachas, massas, pizzas, pães e batatas não são permitidos nos 22 dias.

O programa também sugere que o adepto não consuma laticínios. O objetivo é eliminar a lactose, um tipo de açúcar presente do leite, que causa intolerância e inflamação no intestino. Derivados do leite, como queijo, iogurte e sorvete também estão cortados pelo período.

Basicamente, a dieta dos 22 dias prioriza a alimentação com produtos de origem vegetal, e nunca animal. Frutas, legumes e cereais estão liberados durante o regime.

Prós e contras da dieta 

Para quem não apresenta intolerância ao glúten ou lactose e não é vegano ou vegetariano, a maneira mais saudável e indicada para emagrecer continua sendo com a alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.

O cardápio deve ser composto por pequenas quantidades de carboidratos, porções de proteína e salada com hortaliças, verduras e legumes. Além disso, é importante não pular refeições e comer a cada três horas.

Um dos pontos negativos da dieta dos 22 dias é que deve ser realizada com cautela e acompanhamento de nutricionista, a fim de garantir o equilíbrio de nutrientes. Ao adotar a alternativa, há o risco de perder aminoácidos importantes como leucina, lisina, metionina e isoleucina, responsáveis pela manutenção e produção de massa magra do organismo.

Ainda, cortar totalmente a ingestão de lactose durante a dieta não é indicado para quem não tem intolerância, pois geralmente os produtos livres da substância costumam apresentar o mesmo índice calórico que os comuns.

Ao eliminar a lactose das refeições, seu corpo também pode criar uma rejeição que não existia antes. Além disso, você corta as principais fontes de cálcio, importantes para o fortalecimento dos ossos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!