Que exercício físico é fundamental para sua saúde você já sabe, mas vale lembrar que ele também pode ser importante para a de seu melhor amigo. Afinal, os peludos também precisam de atividades físicas para seu próprio bem-estar. Se você quer ter um dog fitness, alguns minutos de exercício e brincadeiras podem ser suficientes.
Escolha uma modalidade para o seu dog fitness
É natural que ao buscar uma atividade física para o seu cachorro leve em conta os traços de sua raça, mas nem sempre precisa ser assim. A realidade é que eles possuem certas características herdadas de seus ancestrais – como senso de caça, proteção, curiosidade e socialização.
Para descobrir qual é o melhor exercício para seu cão, o ideal é ficar bastante atento justamente a essas características. São elas os melhores indicativos para definir que tipo de movimentos escolher. Definido o esporte, a dúvida seguinte é quem pode treinar o cachorro para que ele vire um dog fitness.
Aqui são duas as opções principais: levá-lo em um local de treinamento especializado ou, se tiver espaço em casa, treiná-lo você mesmo. Seja qual for a escolha, o importante é respeitar os limites do pet e não buscar apenas a sua satisfação pessoal. Com os exercícios certos – e na medida exata – ele pode ganhar em qualidade de vida e saúde.
Modalidades para um dog fitness
- Corrida
É excelente para cachorros que tenham energia em excesso, mas não apenas para eles. Os cães médios também podem ser ótimos parceiros para as corridas matinais de seus donos. Apenas é bom evitar esse tipo de atividade para cães idosos ou pequenos, bem como para aqueles que tenham pernas curtas.
- Disco
É um esporte que agrada tanto donos quanto os próprios cães. Basta o dono jogar o disco e o cachorro ir pegá-lo. Há diversas competições nessa modalidade, que avaliam quesitos como mira, distância, tempo e estilo. O melhor de tudo é que você é capaz de treinar seu cão para isso no próprio quintal de casa ou então em algum parque local.
- Agilidade
Quase todos os cães podem participar em competições de agilidade. Nesse caso, você irá simplesmente guiar seu cachorro através de alguns obstáculos, tentando terminar o percurso no menor tempo possível.
Para se dar bem nesse tipo de atividade é preciso muito treino, foco e resistência. Da mesma forma que a modalidade com disco, você pode improvisar um circuito em casa. Apenas verifique com seu veterinário se o cachorro não tem pré-disposição para lesões – casos em que esse tipo de atividade não é indicado.
De acordo com um estudo publicado na revista Veterinary and Comparative Orthopaedics and Traumatology, a maior parte dos cachorros que pratica atividades de agilidade não se machuca – e dos que se machucam, 58% deles o fazem em competições.
- Mergulho
Basicamente esse é um esporte em que os cães competem em saltos que analisam distância e altura. Para estimulá-los, o dono do cachorro atira um brinquedo na água, o que estimula que o pet vá até lá para pegá-lo. Aqui o requisito básico é que o seu amigo não tenha medo de água.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!