Sexualidade

Entenda a diferença existente entre sensualidade e erotismo

Por Redação Doutíssima 18/01/2016

Muitas pessoas confundem sensualidade e erotismo, mas a verdade é que essas são características diferentes. Você sabe o que cada uma delas significa? Para não errar na hora da conquista, a dica é aprender como elas podem ser utilizadas da melhor forma, seja para conquistar alguém ou reacender o seu relacionamento.

erotismo-shutterstock-doutíssima

Erótica ou sensual, o importante é que você se sinta confortável. Foto: Shutterstock

Erotismo não é sensualidade

Não são raras as pessoas que confundem os conceitos de sensualidade e erotismo. Para piorar a situação, quando algumas têm essa dúvida e recorrem aos dicionários, encontram definições quase idênticas, como volúpia e lubricidade, por exemplo.

Olhados atentamente, porém, esses conceitos se revelam levemente diferentes. É importante saber distingui-los para atingir o que você realmente deseja e não se perder pelo caminho.

A sensualidade é quase que um estado de espírito. Uma mulher é sensual quando consegue conjugar diversos atributos positivos da feminilidade. Ela atrai olhares pelo seu jeito de andar, a maneira como mexe no cabelo ou fala, por exemplo.

Já o erotismo é uma versão mais ousada da sensualidade. Quando uma mulher decide ser erótica, normalmente ela tem um objetivo bem claro: buscar o prazer. Nesse caso, as ações podem não ser tão inconscientes e provocar é um objetivo e é ela quem toma a iniciativa.

Ser sensual ou erótica é importante?

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Sex Research, a atividade sexual das pessoas diminui com o passar dos anos. Mas o estudo indica que não ocorre o mesmo com o desejo sexual. Em outras palavras, aprender a expressar seus desejos a partir da atração pode ser o segredo para uma vida íntima mais intensa.

Antes de mais nada, você deve definir se deseja ser sensual ou erótica. Nada precisa ser fixo, tudo depende do momento, daquilo que você sente e deseja. A melhor escolha é sempre aquela que soar mais natural para os seus sentidos. E nem sempre precisa estar ligada a uma conquista, pode ser uma oportunidade de amar a si mesma.  

Quem deseja ser mais sensual deve lembrar que isso não significa ser sexual. Foque-se na sua feminilidade e saiba explorá-la ao máximo. Isso também significa a aprender a amar e aceitar o seu corpo – mesmo que ele não seja o da modelo das passarelas. Nada mais charmoso do que confiança.

Já aquelas que desejam ser eróticas podem contar com a ajuda do fator surpresa e de tudo que ele pode incluir para apimentar a sua relação. Que tal surpreender seu amado e sugerir fazer sexo em um local diferente ou até mesmo proibido? O segredo é soltar a imaginação – e os seus desejos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!