Medicamentos > Saúde

Veja quais são as indicações do permanganato de potássio

Por Redação Fortíssima 20/01/2016

O permanganato de potássio é um sal inorgânico que, quando dissolvido em água, forma uma solução de intensa coloração violeta. É um forte agente oxidante e pode ser adquirido facilmente em farmácias. Difícil de entender? Na prática, isso significa que ele pode ser um ótimo aliado para a sua saúde. 

permanganato de potássio-shutterstock-doutíssima

O pó é utilizado principalmente para auxiliar no fechamento de feridas. Foto: Shutterstock

Indicações do permanganato de potássio

Substância anti-séptica que possui ação bactericida, o permanganato de potássio pode ser utilizado para limpar feridas e facilitar a cicatrização de ferimentos. Também é opção para ajudar a tratar a coceira e eliminar as feridas comuns da catapora. 

Outro uso, esse menos comum, é como banho de assento, para ajudar no tratamento de corrimento, vulvovaginite ou vaginite. Ele pode ser encontrado em forma de comprimidos ou mesmo em pó. Nos dois casos, a indicação é de que seja dissolvido em água.

Como usar o permanganato de potássio

Para tomar o banho de permanganato de potássio, é preciso diluir o conteúdo do saquinho de permanganato de potássio em uma banheira ou bacia com  água. No caso de comprimidos, a melhor opção é colocá-lo em água morna e esperar que se misture.

Depois de tomar o seu banho normalmente, fique dentro da água com o permanganato de potássio por, no máximo, dez minutos. A operação deve ser repetida todos os dias, até que as feridas desapareçam completamente.

Após o banho, seque o seu corpo com um toalha macia, sem esfregar na pele, para evitar a irritação. Cuidados especiais devem ser tidos com pacientes com lesões na pele muito extensas, erosivas ou ulceradas, especialmente se tiverem problemas renais.

Também vale ler a bula da substância para evitar o manuseio errado, que pode desencadear explosões. Ele deve de ser bem guardado, fora do alcance das crianças, já que a sua ingestão pode causar envenenamento.

Quando isso acontece, os sintomas são os mais variados e vão desde náuseas, vômitos com uma coloração acastanhada, corrosão, edema e coloração castanha da mucosa oral até lesões no fígado e rim e, além de depressão cardiovascular.

Nesses casos, a recomendação é buscar ajuda médica. Também vale a ingestão de leite, para retardar a absorção. Já as queimaduras e úlceras das mucosas devem ser tratadas com lavagens abundantes e repetidas, sempre com água. As manchas castanhas causadas pelas soluções, por sua vez, podem ser removidas da pele com ácido oxálico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!